.:: Junta de Freguesia de Santa Luzia ::.
Quinta-Feira, 28.3.2024

Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
Gabinete de Inserção Profissional (GIP) O Município de Tavira tem ao dispor dos seus munícipes, desde o passado dia 21 de maio, o GIP - Gabinete de Inserção Profissional, em atividade na Rua da Liberdade, n.º 62 (Edifício Irene Rolo), de segunda a sexta, das 10h00 ao 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A abertura deste gabinete resulta de uma candidatura apresentada pela autarquia tavirense ao IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, ao abrigo das Portarias n.º 127/2009, de 30 de janeiro e n.º 298/2010 de 1 de junho.

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Tavira tem por missão apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita articulação com o Centro de Emprego de Vila Real de Santo António.

Trata-se de uma estrutura que tem as seguintes funções: informação profissional para jovens e adultos desempregados; apoio na procura ativa de emprego; acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional; divulgação de ofertas de emprego e colocação de desempregados nas ofertas disponíveis e adequadas; encaminhamento para ofertas de qualificação; divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo; divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu; motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho; controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego, entre outras.

Rastreio
Vila Natal