.:: Junta de Freguesia de Moimenta da Beira ::.
Quinta-Feira, 28.3.2024

«Cultura» - As aves de Aquilino em audiolivro
«Cultura» - As aves de Aquilino em audiolivro O "Guia das Aves de Aquilino Ribeiro" é uma antologia de excertos que ilustram as alusões e descrições de Aquilino Ribeiro das aves selvagens e dos seus habitats naturais. A compilação é de Ana Isabel Queiroz, bióloga (Universidade de Lisboa), Mestre em Etologia (ISPA) e Doutorada em Arquitectura Paisagista (Universidade do Porto), que no ensaio introdutório reflecte sobre a originalidade do mestre no que se refere ao tema da avifauna na literatura portuguesa. A acompanhar o livro, ilustrado por dezenas de aguarelas da autoria do biólogo e artista plástico Maico (Carlos Pimenta), a edição tem um CD áudio que regista a leitura de 25 desses excertos pelo jornalista da TSF Fernando Alves, enquadrada por gravações de campo realizadas por ornitólogos do projecto "Paisagens Acústicas Naturais de Portugal" e separadas por breves peças musicais inéditas da autoria de José Eduardo Rocha. A obra vai ser lançada no dia 26 de Maio, a partir das 16h00, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Biodiversidade. E é editada pela "Boca - palavras que alimentam", estreando a colecção "Bocage - Colecção de Ciência e Arte". A preceder a apresentação do audiolivro há um programa que começa com um passeio ornitológico na Serra de Leomil (ponto de encontro às 8h00, junto aos Paços do Concelho) e um almoço inspirado na gastronomia aquiliniana com lançamento de um novo vinho "Terras do Demo", casta 'Touriga Franca' de 2008, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora. A edição do audiolivro tem o apoio da Fundação Aquilino Ribeiro e das câmaras municipais de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva.
Livro 1. Apresenta textos de um dos maiores escritores portugueses, tantas vezes considerado como o mestre da literatura telúrica, e mostra como Aquilino Ribeiro merece ser considerado um grande naturalista;
2. Valoriza 12 das obras do escritor, reorganizando os excertos que se referem às aves selvagens e à relação do Homem com a Natureza;
3. Na sua linguagem rica, pontuada por vocábulos e sintaxes tipicamente beirãs, informa sobre os hábitos e habitats das espécies selvagens que povoam as paisagens das Serras da Lapa e da Nave (Beira Alta) durante a primeira metade do século XX;
4. Inclui excertos literários com referências a 67 aves selvagens distintas, ordenados por ordem alfabética de nomes vulgares;
5. Classifica cada um dos excertos com base num conjunto de descritores de conteúdo que reflectem aspectos da biologia (como morfologia ou comportamento) e da relação do Homem com a Natureza (como caça ou prejuízos na agricultura);
CD áudio 1. Partindo de gravações de campo disponibilizadas por ornitólogos (numa parceria com o projecto "Paisagens Acústicas Naturais de Portugal", do MNHN-ISPA), dá a conhecer as vocalizações das espécies citadas e recria a paisagem sonora do planalto beirão - enquadrando assim os excertos literários gravados;
2. Inspirando-se nesse universo de sons naturais, acrescenta-lhes pequenas peças musicais executadas com chamarizes construídos a partir de borracha, madeira, metal ou osso para comunicar com as aves, composições essas que funcionarão como separadores entre os excertos literários gravados.
Brasão da Junta de Freguesia
Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
Logo da Freguesia de
São João Baptista