Quinta-Feira, 25.4.2024

O artesão bunheirense Manuel Luís Cunha, expõe os seus trabalhos

Várias dezenas de pessoas participaram, no passado sábado, dia 19 de Maio, na inauguração da exposição de miniaturas em fósforos, do artesão Manuel Luís Cunha, que estará patente até ao dia 16 de Junho, no Museu Etnográfico da Murtosa.

Para além do artesão, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Eng. Joaquim Baptista, o Presidente da Assembleia Municipal da Murtosa, Dr. Francisco Pereira, o Presidente da Junta de Freguesia da Murtosa, Sr. José Morais, a Secretária da Junta de Freguesia do Bunheiro, Enfª. Isabel Lopes, e representantes de várias coletividades locais.

Agradecendo a presença de todos, o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa enalteceu a disponibilidade do Sr. Manuel Luis para partilhar com os demais aquilo que é o seu talento e, acima de tudo, a sua paciência. Referiu o facto do artesão ter desenvolvido a sua apetência pela construção de miniaturas quando trabalhava no mar alto, uma característica comum a outros pescadores Murtoseiros que ganharam o gosto por actividades artesanais como forma de passar as horas livres. Terminou, frisando a componente emocional associada à exposição, na medida em que a disponibilidade do Sr. Manuel para executar as suas miniaturas resultou de um período de convalescença de uma doença, tendo agradecido ao artesão a sua capacidade para, num momento difícil, ter orientado os seus tempos livres de forma positiva, oferecendo a todos a possibilidade de apreciar as suas criações.

A mostra de miniaturas em fósforos do Sr. Manuel Luís Cunha é a quarta de um ciclo de exposições temporárias, subordinadas à temática do artesanato, organizadas pela Câmara Municipal, a ter lugar naquele espaço museológico, depois da exibição de miniaturas de embarcações do artesão José Pereira, de cangas do artesão Joaquim Ruivo e dos cestos em vime do artesão Manuel Ferreira.

O ARTESÃO

Manuel Luís Vaz da Cunha, nasceu a 17 de Setembro de 1954, na Freguesia do Bunheiro, Concelho da Murtosa. É casado, pai de 2 filhas e reside na Levegada de Sedouros, na Freguesia do Bunheiro.

Profissionalmente, dedicou-se à pesca do bacalhau de 1973 até 1979, altura em que emigrou para a Venezuela. Regressou, passado um ano, para junto da sua família, tendo começado a trabalhar na construção civil. Em 1989, entrou para os quadros da Câmara Municipal da Murtosa, onde trabalha actualmente.

O gosto pelas miniaturas em fósforos começou quando tinha cerca de 37 anos, como forma de entretenimento, nos tempos livres, quando andava no alto mar. A sua técnica foi-se apurando e, desde então, não parou de construir pequenas maravilhas em fósforos.

Esta exposição, feita a convite da Câmara Municipal da Murtosa, permitirá que o seu trabalho, até agora conhecido apenas pela sua família e por um grupo restrito de amigos, feito com paciência, minúcia e talento, seja mostrado a um público alargado.

CICLO DE EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS 2012

Com a implementação deste projeto, designado “ciclo de exposições temáticas 2012”, a Câmara Municipal tem como objetivo imprimir novas dinâmicas ao Museu Etnográfico da Murtosa, oferecendo ao visitante outras perspetivas sobre o património Murtoseiro, para além da exposição permanente, que reúne peças associadas aos usos e costumes das gentes marinhoas, dando relevância àquelas que têm sido, desde tempos ancestrais, as principais atividades económicas desta Terra: a agricultura e pesca.

Para além de dar a conhecer os trabalhos produzidos, pretende a Autarquia reconhecer publicamente o talento de um conjunto de artesãos Murtoseiros que, de forma ímpar, vão, com o seu trabalho, perpetuando a matriz identitária Marinhoa.

O Museu Etnográfico da Murtosa está instalado no edifício da Junta da Freguesia da Murtosa, conhecido por "Casa dos Escuteiros", na Praceta Dr. Araújo e Castro, na Freguesia da Murtosa, e está aberto ao público de terça a sábado, das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h. As entradas são gratuitas.

SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30
Futebol Norte vs Sul, 10 horas no Campo de Jogos da ACB 25 abril