Sábado, 20.4.2024

32º Festival de Folclore da Beira-Ria

Pelas 17H00, começaram a chegar à Casa-Museu Custódio Prato, os ranchos folclóricos participantes no evento. Aí os esperaram elementos do grupo organizador, que proporcionaram àqueles uma visita guiada à sala de visitas dos Camponeses da Beira-Ria, para que, todos tivessem constacto com a forma de viver e dos nossos antepassados.

Depois, os que chegaram mais cedo, tiveram ainda tempo para desfrutar da beleza de alguns locais do nosso concelho, tais como Béstida, Mamaparda, Ribeira de Pardelhas e Bico.

Às 19H00, todos os grupos se concentraram no salão dos Bombeiros Voluntários da Murtosa, onde decorreu um pequena sessão solene e o jantar.

Presentes na sessão solene, como convidados, o engº Joaquim Baptista (Presidente da Câmara), a ENFª Isabel Lopes (secretária da Junta de Freguesia do Bunheiro) e a drª Cristina Reis (elemento do CTR da Federação do Folclore Português), que com o sr. António Miguel (Presidente do grupo organizador), engº Daniel Bastos (Vice-Presidente do grupo organizador) e Dr. António Amador (Director técnico do grupo organizador), constituíram a mesa de honra.

Após umas curtas intervenções dos convidados e do presidente do grupo anfitrião, procedeu-se à entrega de lembranças. A lembrança principal, desta edição, foi uma chavelha de madeira, pintada por um artesão da freguesia.

Pelas 22H00 horas teve início um pequeno desfile na extremidade do largo da Junta de Freguesia do Bunheiro, seguido da actuação dos grupos em estrado colocado no campo de jogos da ACB.

Actuaram, além do grupo organizador, os seguintes grupos convidados:

- Rancho Folclórico Ceifeiros e Campinos da Azambuja.

- Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros – Porto de Mós.

- Rancho Folclórico de Paço de Sousa – Penafiel.

- Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira – Santa Maria da Feira.

Mais um grande evento de folclore. Parabéns aos Camponeses da Beira-Ria.

(lembranças)

(entrega de lembranças)

(aspecto do jantar servido aos grupos participantes)

(aspecto da actuação do Rancho Folclórico Ceifeiros e Campinos da Azambuja)