.:: Freguesia de Bucelas ::.
Quarta-Feira, 25.4.2018

Museu do Vinho e da Vinha inaugurado em Bucelas

No dia 26 de julho, data da comemoração do 127º aniversário do Município, a Câmara Municipal de Loures procedeu à inauguração do Museu da Vinha e do Vinho em Bucelas.

A cerimónia de inauguração iniciou-se com a atuação da Banda Recreativa de Bucelas, coletividade que este ano completou 150 anos.

Os discursos oficiais, estiveram a cargo do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures, João Pedro Domingues; Presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos e Presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira.

O programa prosseguiu com o descerramento da placa inaugural do Museu do Vinho, seguido de uma visita ao espaço e uma recriação histórica das lendas e histórias relacionadas com o vinho de Bucelas a cargo de animadores da Câmara Municipal de Loures, tendo ainda os convidados tido a possibilidade de assistir a um filme institucional.
Um Bucelas de Honra, com provas dos vinhos da região, encerrou a cerimónia na qual compareceram cerca de 300 convidados.

Presentes na iniciativa estiveram, também, o Presidente da Assembleia Municipal de Loures, Pedro Farmhouse; os vereadores da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, Ricardo Leão, Ricardo Lima, Paulo Piteira, António Pombinho, Maria Eugénia Coelho, Nuno Botelho e Maria Geni Neves; os Presidentes de Junta de Freguesia de Loures, João Nunes; Camarate, Arlindo Cardoso; São João da Talha, Nuno Leitão; Unhos, Herlander Isidoro; os elementos do executivo da Junta de Freguesia de Bucelas, Gaspar Coelho e Júlia Venda e muitos outros convidados e população em geral.

Um sonho concretizado

Esta nova infraestrutura museológica, localizada na zona histórica da vila de Bucelas, está instalada num edifício ligado à tradição vitivinícola da região. O edifício datado do final do século XIX foi a residência de um dos maiores produtores de vinho de Bucelas, pertencente à família Camilo Alves, à qual estava associada uma adega e o respetivo armazém de vinhos, espaços que foram recuperados e adaptados à nova função museológica juntamente com o jardim adjacente, que foi também renovado, depois de ter sido construído, no seu subsolo, um estacionamento de apoio ao museu.

A residência foi recuperada com o mínimo de alterações possíveis de modo a abrigar os serviços administrativos, uma loja e sala de prova de vinhos, um centro de documentação, os serviços educativos, uma sala de reuniões, arrumos diversos e uma sala separada, onde está instalado um “Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras”, que funciona autonomamente.

O Museu do Vinho é um projeto da Câmara Municipal de Loures, pelo qual Bucelas esperava há muitos anos. Trata-se de uma infra-estrutura ímpar na região, representando o maior investimento municipal de sempre, concretizado nesta freguesia.

Será um contributo determinante para a dinamização da região através da valorização dos seus produtos e tradições, colocando o concelho de Loures na vanguarda da oferta turística.

Em termos práticos e funcionais, este novo equipamento cultural vai integrar a Rede de Museus Municipais de Loures e dedicar-se ao estudo da atividade vitivinícola, tão característica desta região demarcada por decreto de 3 de março de 1911, apostando na promoção do território e na na divulgação da Capital do Arinto e da história local, com especial ênfase para os usos e costumes relacionados com o ciclo do vinho.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Encerra às segundas e feriados.

Ver galeria de fotos do museu

Ver álbum de fotos em: www.facebook.com/jfbucelas

Visite-nos
Edital Assembleia Ordinária 27 04 2018