.:: Junta de Freguesia de Arraiolos ::.
Sexta-Feira, 19.4.2024

Colóquio: Santana do Campo: espaço de identidade e memória

Por convite da Associação Social Unidos de Santana do Campo, Isaura Serra, Presidente da Junta de Freguesia de Arraiolos integrou a Mesa da Sessão de Abertura deste colóquio, onde “identidade e memória” foram os motes dados para o evento que assinalou o encerramento das comemorações do 50.º Aniversário da Associação Social Unidos de Santana do Campo.

Ao longo dos últimos nove meses foi desenvolvido um trabalho intenso na busca das raízes idenditárias desta população. Procurou-se reunir o máximo de informação possível sobre esta aldeia e as pessoas que por ali residiram, e neste colóquio apresentam-se os primeiros dados.

Santana do Campo é o ponto de partida para as comunicações a realizar neste Colóquio, integrando esta pequena aldeia num território mais vasto, quer seja no Império Romano no qual se

herdou o culto de um deus anterior - Carneus Calanticensis - ou, num período mais recente, enquanto o concelho de Arraiolos era pertença do senhorio da Casa de Bragança.

A Associação Social Unidos de Santana do Campo, parceiro para o desenvolvimento social, cultural, desportivo e recreativo do meio em que se insere, através da prossecução dos seus objectivos estatutários enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social conta também com o envolvimento da comunidade local, na preservação de costumes e tradições.

Compreender o passado e encontrar “a semente para o futuro é ainda e sempre o objectivo da nossa Associação, para potenciar o desenvolvimento duma Aldeia que quer acrescentar vida aos seus anos de história” foram objectivos da iniciativa que contou com mais de meia centena de inscrições e teve o seguinte programa:

Sessão de Abertura

- Silvia Pinto, Vereadora da Câmara Municipal de Arraiolos

- Isaura Serra, Presidente da Junta de Freguesia de Arraiolos

- José Manuel Pinto, Presidente da ASUSC

- Bruno Lopes (Licenciado em História/Ramo Património Cultural) – Comunicação: Santana do Campo: espaço de identidade e memória,

PAINEL 1 | Moderadora: Angelina Fernandes

- José d’Encarnação (Universidade de Coimbra - CEAUCP), Divindades indígenas - os númenes das nossas raízes!

- Fátima Farrica (CIDEHUS-UÉ), A Câmara de Arraiolos no período das Guerras da Restauração: processo eleitoral e composição política

PAINEL 2 | Moderadora: Carla Cândido

- Daniel Freixa (Mestrando no ISCTE), Usos e costumes do forno-do-povo de Santana do Campo

- Daniela Bacalhau (Mestranda na UÉ), Histórias de Vida em Santana do Campo: a produção de materiais didácticos de autor