.:: Santa Marinha e São Pedro da Afurada ::.
Quarta-Feira, 24.4.2024

Dias de festa em Santa Marinha

As Festas em Honra de Santa Marinha iniciaram-se no dia 11 de Julho, com um Porto de Honra, seguido de animação a cargo do Quarteto de Saxofones QSax, da Sociedade Musical 1º de Agosto. Na Igreja Matriz de Santa Marinha aconteceu o Concerto de Cordas pelo grupo Quartasto.

O Segundo dia começou com ginástica pelo Ginásio+EU e continuou animado, com a 1ª Gande Corrida de Carrinhos de Rolamentos.
A noite ficou marcada pela sardinhada, atuação do grupo Vila Navio e da Banda Batida de Coco,.par além do desfile da Marcha da Afurada.

Desporto, saúde e cultura foram as três vertentes do programa de domingo, no terceiro dia das Festas em Honra de Santa Marinha.
A manhã começou com a corrida e caminhada solidárias, da parte da tarde pelo palco do Cais de Gaia, desfilaram as tradições de vários pontos de Portugal, através das atuações dos Ranchos presentes no Festival de Folclore, e em simultâneo decorria a Expo Saúde no mesmo recinto.
À noite foi a vez da cultura, com o Coro Infantil do Colégio/Creche da Nossa Senhora da Bonança do Candal e um recital de Poesia e Canto, na Igreja Matriz de Santa Marinha.

Os dias 14 e 15 tiveram a participação da A. JU. Dança, Tuna Musical de Sta. Marinha e do Musical Candalense.

No sexto dia, com uma fria noite na Beira Rio de Santa Marinha, o calor chegou do Brasil, através da sua música popular, com o grupo de Roda de Choro do Porto, com instrumentos de corda, percussão e sopro, que fizeram os espetadores bater o pé.

Ao sétimo dia das Festas em Honra de Santa Marinha, foi tempo de escutar o fado através das vozes de Cristina Gonçalves; Filomena Sousa; Filomeno Santos; Joana Cardoso; Joaquim Fernandes; João Rocha; José Ferreira; Júlio Pereira; Lúcia Fátima e Nelson Duarte, acompanhados à guitarra portuguesa por Joaquim Fernandes e à viola de fado, por João Carlos, perante um plateia plena de público, num espetáculo de cerca de duas horas e meia, sem ninguém arredar pé.

Ao oitavo dia de festa a chuva veio abençoar a multidão que não arredou pé ao longo de cerca de duas horas e meia da Noite Portuguesa, que contou com a presença de Carla Maria e do grupo de baile "Diapasão"

No penúltimo dia das Festas em Honra de Santa Marinha, a manhã começou com a realização do Torneio de futebol da APPACDM. Na parte da tarde foi tempo para os Jogos Tradicionais, no Espaço Zé da Micha e em simultâneo, uma Mega aula de ritmos com os "Zurk Dance", no palco do Cais de Gaia. Seguiu-se a atuação da banda "Luar de Agosto", no Espaço Zé da Micha.
Às 21 horas iniciou-se a Exposição de andores, na Igreja Matriz de Santa Marinha e pelas 22 horas, mais uma enchente de público para ouvir o som do grupo de baile "Iniciadores", no palco do Cais de Gaia, num concerto que foi aberto com a voz da jovem Marta Carvalho.

No dia 20, depois da majestosa procissão, à noite aconteceu no palco do Cais de Gaia, o último espetáculo das Festas em Honra de Santa Marinha, que contou com a jovial presença e voz de Marta Carvalho, seguida da atuação dos "3Xs Band", grupo rock de Santa Marinha. No intervalo da sua atuação, assistiu-se ao fogo de artificio.

A Junta de Freguesia de Santa Marinha e S. Pedro da Afurada agradece a todos os que alegraram e tornaram possível estes dias de festas.

Vinho do Porto
Taxas e regulamentos