Terça-Feira, 23.4.2024

Celebrou-se no Bunheiro o Dia Mundial da Poesia

Este ano a Câmara Municipal escolheu o Bunheiro para, no âmbito do Dia Mundial da Poesia, ser palco da sessão comemorativa. O objectivo foi dar voz aos poetas locais, quer aos falecidos, quer aos ainda vivos, pessoas que, sendo gente do povo, tiram partido da capacidade nata que possuem de produzir textos com métrica e rima.

Foram convidadas e estiveram presentes apresentando poemas seus as senhoras Maria do Rosário Tavares (da Torreira), Maria da Glória Cruz (de Pardelhas) e Rosa Baldaia (do Bunheiro, mas a residir no Monte).

O início da sessão foi dado pelo sr Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Dr. Santos Sousa que, de seguida, passou a orientação e coordenação da mesma ao sr vereador do pelouro da cultura, engº Januário Cunha.

Além dos poemas apresentados pelas poetisas convidadas, o engº Daniel Bastos apresentou quatro poemas de Maria do Céu Martins (do Bunheiro, mas já falecida), o engº Januário lei um poema de Ruy do Vouga (do Bunheiro, mas também já falecido), tendo o menino Henrique Fonseca (de Estarreja) lido um poema da sua autoria.

Intercalando as séries de poemas, foram executadas algumas modas do folclore regional, pela Ana Maria Soares (concertina), Daniel Bastos (violão e voz) e Fátima Nédio (voz).

Antes de terminar o sr Presidente da Câmara referiu que iria propor à Câmara Municipal a feitura de um livro de poemas populares com textos das poetisas que estiveram presentes neste evento, incluindo a Maria do Céu Martins, facto que, só por si, é digno de realce.

Participaram no evento cerca de 60 pessoas, que saíram agradadas do que viram e ouviram.

SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30
Futebol Norte vs Sul, 10 horas no Campo de Jogos da ACB 25 abril