Quinta-Feira, 18.4.2024

Limpeza de levadas

Todos os anos, na nossa freguesia, temos problemas que se ficam a dever à falta de limpeza de levadas e ao facto de algumas não serem abertas em tempo oportuno. Problema mais grave é relativo a troços de levadas que já desapareceram, como se nunca tivessem existido deixando, algumas delas, sem a necessária continuidade.

De facto, não são necessárias grandes chuvadas para fazer inundar alguns terrenos e a água aparecer a cobrir parte da plataforma de algumas das estradas.

A nossa terra carece pois de ser rapidamente intervencionada, no que se refere a levadas, intervenção essa que não passa apenas pela limpeza das mesmas, mas também por definir uma rede de linhas de drenagem estruturante, tendo por base as antigas regueiras, fazendo aí obras de vulto, requalificando-as. Este assunto já foi abordado em sede camarária e parece-nos que a solução passará por aí.

Entretanto, é necessário que cada um assuma a sua responsabilidade. Ter uma propriedade que é delimitada com uma levada, traz vantagens mas também responsabilidades aos seus proprietários (ou arrendatários).

Para esclarecimentos à população, sobre este assunto, a Junta de Freguesia solicitou já uma reunião com os proprietários e agricultores, reunião que pensamos vir a levar a cabo em parceria com a Câmara Municipal. Logo que haja luz verde sobre este assunto, daremos conta.

Carregue em cima, para ler o teor do edital.

Sábado, 20 de abril, pelas 21h30, na Junta Freguesia Bunheiro
SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30