.:: Freguesia de Alhadas ::.
Brasao

Domingo, 17.2.2019

Recenseamento
Sessão de Esclarecimento de Limpeza de Terrenos
Irá realizar-se no Salão da SEDE da Junta de Freguesia de Alhadas, no próximo dia 18 de fevereiro pelas 18h30, uma sessão de esclarecimentos sobre a limpeza de terrenos para prevenção dos incêndios florestais.

Publicado: 2019-02-11
:::::: EDITAL::::: Câmara Municipal da Figueira da Foz, Edital n.º 123/2019 Proposta de Atualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios

Publicado: 2019-01-21
A Câmara Municipal da Figueira da Foz tem em elaboração o Plano de Pormenor da 1ª Fase da Área Industrial e Empresarial do Pinhal da Gandra.

Publicado: 2018-11-26
A Junta de Freguesia possui 2 Big-Bag's de 1m3 cada, que poderão ser cedidos a título de empréstimo para recolha de Resíduos de Construção (entulho), em pequenas obras que não carecem licenciamento por parte da Câmara Municipal

Publicado: 2018-11-20
Rescaldo do Furacão Leslie

13 de Outubro 2018 - Furacão “Leslie“

Passados alguns dias da passagem do Furacão Leslie pela nossa freguesia de Alhadas, é tempo de registar algumas considerações, desde logo a grande devastação causada em toda a freguesia, que provocaram danos avultados, tais como árvores caídas (algumas decapitadas), postes de iluminação elétrica e as mais variadas perturbações dai causadas. Podendo, este flagelo ter sido mais grave, caso os proprietários não tivessem em grande parte cumprido com o corte e desbaste de árvores na periferia das habitações e empresas, tal como exigia a lei.
Outras estruturas como as chaminés e telhados que, mesmo quando pareciam intangíveis, foram arrancados e arremessados para longe da sua sede, recordo aqui a cobertura da Piscina onde o furacão, demonstrando o seu vigor destruidor, arrancou mais de uma dezena de telhas sanduiche, causando estragos de enorme vulto.
A segurança da população foi a nossa principal preocupação, por isso, no Domingo imediatamente a seguir à passagem do furacão, o efetivo da Junta foi para a rua desobstruir estradas e caminhos que devido à área da freguesia, o trabalho prolongou-se por toda a semana. Um trabalho difícil que contou com a grande colaboração da Proteção Civil, com a indispensável ajuda da Câmara da Figueira da Foz. Entidades como a EDP e Helenos tentaram com a maior brevidade garantir que a população visse restabelecida a energia elétrica, bem como as empresas de comunicação. No entanto elas continuam no terreno a resolver reparações que há por fazer, portanto alguma necessidade destes serviços, deverão ser comunicadas diretamente para a respetiva entidade, no caso da EDP – 800506506.
Agradecemos às entidades referidas, mas também aos populares que voluntariamente (nomeadamente logo após a passagem do furacão) deram o passo à frente para minimizar o volume de trabalho deixado pelo Leslie.
Nota Final: 2017 e 2018, dois anos com o registo de muito sofrimento, temos que nos preparar pois os anos subsequentes, vão continuar com uma mãe natureza ferida pela ganância irresponsável que alguns poderosos mundiais continuam a ter, não se preocupando com o futuro e sustentabilidade do planeta.
O Presidente da Junta,
Jorge Bugalho