Trata-se de uma torre quadrangular de cantaria, com edifício anexo revestido a azulejos cor castanho avermelhado e farolim vermelho. Tem 32 metros de altura
A Comissão de Faróis e Balizas viria a propor a criação de um farol em N.S. da Victória, prevendo para ele a instalação de um aparelho de 2ª ordem, dando um relâmpago branco e outro vermelho.
Em virtude de nada ter sido feito até então, a Comissão nomeada em 1902, veio a decidir em definitivo sobre o local de implantação do farol e, resolveu aceitar o ponto denominado Penedo da Saudade, em vista das condições mais vantajosas em que se encontrava este ponto comparado com o anterior. Este segundo ponto, dista 25,5 milhas do Cabo Mondego e 30,5 milhas da Berlenga, ficando numa posição intermédia entre os dois.
O farol do Penedo da Saudade entrou em funcionamento em 15 de fevereiro de 1912, com um aparelho ótico de 3ª ordem, grande modelo (500mm de distância focal), de rotação. A fonte luminosa utilizada era a incandescência pelo vapor de petróleo e a rotação da ótica era produzida pela máquina de relojoaria. Tem uma torre com 32 metros de altura e 55 metros de altitude.
De março de 1916 a dezembro de 1919 o farol esteve apagado devido à primeira grande guerra.
A primitiva ótica não se manteria no farol do Penedo da Saudade por muito tempo, visto que foi deslocada para o novo farol do Cabo Mondego em 1921. De 3 de março de 1921, até 27 de julho, o farol esteve apagado para substituição da referida ótica. O aparelho lenticular instalado é também de 3ª ordem, grande modelo, de rotação, dando grupos de dois relâmpagos.
Através de grupos eletrogéneos foi eletrificado em 1947, só vindo a ser ligado à rede elétrica de distribuição pública em 1980, ano em que foi iniciada também a automatização. A lâmpada que em 1947 era de 6000 watts, foi reduzindo a potência até se fixar nos 1000 watts atuais.
--//--
Fontes: Site da Autoridade Marítima de Portugal (www.amn.pt) e Wikipedia (pt.wikipedia.org)