Ponte D. Luiz I
|
Constituída por dois tabuleiros metálicos, que se destinavam a fazer a
ligação rodoviária entre Vila Nova de Gaia e o Porto. Tem de
comprimento cerca de 395 metros e de largura 8 metros, compostos por
5,5 metros de faixa de rodagem e 1,25 metros de passeios. A obra foi
adjudicada a 28 de Novembro de 1881, por concurso aberto e foi o
engenheiro Teófilo Seyrig quem ficou encarregado pelo projecto. A
construção desta ponte permitia a passagem da estrada real vinda de
Lisboa até às províncias do Norte e do Norte do País, tendo constituído
umas das obras de maior envergadura no plano rodoviário realizado pelo
monarca, Luiz I. A ponte D.Luiz, construída ao lado do local onde
existiu a antiga Ponte Pênsil tem os dois tabuleiros sustentados por um
imponente arco de ferro e por cinco pilares. O arco é formado por
duas curvas parabólicas divergentes. O tabuleiro superior apoia-se nos
encontros de cantaria e nos três pilares de cada margem do rio. Na sua
totalidade foram gastos 3000 toneladas de ferro, sendo que deles 172
metros são de corda e 45 metros são de flecha, componentes do arco da
ponte. O tabuleiro superior foi inaugurado a 31 de Outubro de 1886,
dia do aniversário natalício de el-rei D. Luiz, ao qual assistiram,
para além das autoridades governamentais, as autoridades municipais
administrativas e religiosas da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia.
|