Meios
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
MENU
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Guarda » Guarda » Meios
A.D.E.F.E.S.
Associação de Desenvolvimento das Freguesias da Encosta da Serra
Ler mais...
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas

Apresentação

Esta freguesia está situada numa das encostas da Serra da Estrela pertencendo ao Parque Natural da Serra da Estrela, concelho e distrito da Guarda. Encontra-se na margem direita do Rio Mondego.
É uma freguesia pequena rodeada por algumas quintas, também estas de pequena extensão. Segundo dados recolhidos na Torre do Tombo, em Lisboa, nesta ramificação da Serra da Estrela existiam há séculos três quintas. A Quinta de Cima, onde hoje há vestígios de sepulturas antropomórficas. A Quinta do Meio, onde actualmente se concentra a freguesia de Meios e que teve a seguinte origem: começou por chamar-se Quinta da Meia Ágata, sendo esta pedra semipreciosa pronunciada constantemente passou a chamar-se Quinta do Meio e por fim Meios. A Quinta de Baixo situa-se onde hoje existe uma grande exploração agrícola chamada Quinta da Alqueidosa.

 

 

 

 

 

Nesta freguesia existiram personagens que se tornaram ilustres na aldeia, tais como: Major Almeida Tomé, prestando serviço em África e Macau, o professor António de Almeida Dias, falecido na década de 70 e que muito contribuiu para a cultura popular da época, promovendo os chamados "Dramas" e algumas récitas que foram muito apreciadas pela população das redondezas e a Sra. Clara de Sá Teles que muito contribuiu para a formação moral e cívica de algumas gerações.
Conhecida como sendo a segunda aldeia mais alta de Portugal, a aldeia caracteriza-se por ser bastante acentuada, situando-se entre os 800 e os 1000 metros.
A freguesia dos Meios, com povoamento de tipo concentrado, congrega 126 alojamentos familiares (1991); a grande parte destas construções são ainda em pedra e outras de tipologia mais moderna.»


Indicadores Económicos

«A economia da zona baseia-se sobretudo na pastorícia, uma vez que ainda existem alguns rebanhos de caprinos e ovinos, com a finalidade da produção de queijo fresco, curado, requeijão e alguma venda de leite. A presença da vaca leiteira ainda se verifica em alguns quinteiros.
No que respeita à agricultura, fundamentalmente são produzidos legumes, batatas e faz-se o aproveitamento da flora da região (castanheiro e nogueiras), para a produção de frutos secos (castanha e noz).
Em relação comércio, existem algumas modalidades do pequeno comércio tradicional, nomeadamente dois nini-mercados, dois cafés, uma barbearia, uma oficina auto e um alfaiate.
O enchido de fumeiro é uma forte realidade, especialmente para consumo caseiro.
A apicultura também marca presença. A zona tem sido aproveitada para a produção do mel com intenções quer comerciais quer caseiras.»


Potencialidades

«Com a abertura do Museu de Tecelagem, esta Freguesia ganha uma enorme mais-valia que pode traduzir-se num aumento de fluxo turístico, abrindo portas para outros investimentos na área do turismo.»







"HINO DOS MEIOS"

Adeus ó lugar dos Meios
Adeus ó lugar dos Meios
Pequenino e airoso
Quem nele tomar amores
Quem nele tomar amores
Há-de se chamae ditoso

REFRÃO

Meios risonho
Que anda sempre a trabalhar
És o meu sonho deste lindo Portugal

Ó Meios bendito sempre a trabalhar
Viva a nossa terra, viva Portugal

Ó Meios és um cantinho
Ó Meios és um cantinho
De pequenino tens graça
Tens um chafariz ao centro
Tens um chafariz ao centro
Dás de beber a quem passa

Todos os textos foram expressamente fornecidos pelo executivo da Junta de Freguesia

 

 

 
CARACTERIZAÇÃO
Área: 578 Km2
Nº Habitantes: 215
Actividades Económicas: Agricultura, operarios têxteis e artesanato
Feiras e Festividades: Festa em Honra do Mártir S. Sebastião
Gastronomia: Enchido tradicional, queijo com leite de ovelha, pão com farinha centeia, arroz doce, filhós e biscoitos.
Artesanato: Cobertores de papa, mantas de trapos,
Orago: N.ª Sra. da Assunção;
 
HerÁldica
Brasão: escudo de verde, monte de prata carregado de uma estrela de azul, movente de campanha diminuta, de azul e prata, de três tiras; em chefe, lançadeira de ouro posta em faixa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «MEIOS - GUARDA».

Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Meios - Guarda».

Parecer emitido a 23 de Dezembro de 2004 publicado no Diário da República nº 58 de 23 de Março de 2005. Os Símbolos Heráldicos da Freguesia encontram-se registados na Direcção Geral das Autarquias Locais com o nº 143/2005 de 13 de Abril de 2005.

 
 
Home | Soluções | Mapa Google | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2005/2020 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade