Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Real
A Freguesia Real não sofreu alterações
CONTACTOS
Morada
Travessas Real
Cód. Postal
4550-699 REAL CPV
Telefone
255 698 576 / 255 698 560
EXECUTIVO DA JUNTA
ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
Presidente
LUIS FILIPE CARDOSO VALENTE
Secretário
JOAQUIM DE BESSA QUINTAS
Tesoureiro
NUNO MIGUEL DA SILVA E SOUSA
Presidente
JOSÉ DA CONCEIÇÃO RIBEIRO
Secretários
(não disponível)
Restantes
Elementos
(não disponível)
DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
Bem-Vindos a Real! Em termos de área esta é a maior freguesia do município de Castelo de Paiva, fica a cerca de 5 km do centro da vila. Situa-se entre Arouca e a freguesia de Sobrado, na margem esquerda do Rio Paiva. Tem cerca de 1382 habitantes.
As citações desta freguesia remontam aos alvores da formação da nacionalidade, aparecendo com a designação de Villa Rial. Vários autores correlacionam este nome como representativo do poder régio nas terras que compunham esta freguesia. Sabe-se, porém, que inicialmente estas terras eram senhoriais e não reais. Só nas inquirições de 1258 é que surge uma nova corrente que pretende relacionar o topónimo Rial com um conjunto de nascentes que formariam um pequeno ribeiro, hoje transformado no Rio Sardoura que atravessa a freguesia, com a nascente próxima do Lugar do Seixo desta freguesia.
Nos meados do século XI eram grandes senhores em Villa Rial e em seus lugares, três homens de nome Formosinho, a saber Formosinho Fernandes, Formosinho, o presbítero e Formosinho Romarigues.
Administrativamente, já no século XVIII, esta freguesia estava sujeita à Casa de Bragança, tal como todo o concelho em geral. A casa de audiências da Câmara e a Cadeia situavam-se em área desta freguesia, no lugar de Nojões, onde outrora, (até aos anos 40), se realizava uma feira com alguma grandeza.
Um dos documentos mais antigos desta freguesia data de 1902 e diz respeito aos direitos do Mosteiro de Arouca sobre a igreja desta vila dedicada a S. Miguel.
Real situa-se entre montes e vales, e algumas partes do território em planície, sendo o ponto mais elevado o Monte de Santo Adrião, com cerca de 640 metros de altitude, servindo de partilha desta freguesia com o concelho de Arouca. Fala-se que foi fortificado, porque aí perto encontra-se uma povoação com o nome de Castro, que alude precisamente ao castro localizado no alto desse monte.