São João do Campo
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Coimbra » Coimbra » São João do Campo
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: São João do Campo

A Freguesia São João do Campo não sofreu alterações

Distrito: Coimbra
Concelho: Coimbra
 
Freguesia: São João do Campo
CONTACTOS
 
Morada Largo do Freixo nº1
Cód. Postal 3025-438 SAO JOAO DO CAMPO
Telefone 239964300

   

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente José Luis Faria Pimenta
Secretário António Serem Rolo Doce
Tesoureiro Sérgio Rodrigues
 
Presidente Arminda Leonor Viegas Cortesão
Secretários Valter José Amaro Santos e Nuno Ricardo Nobre Cortesão Coutinho Silva
Restantes
Elementos
José Manuel Sequeira Dinis
Leonel Gomes Alves Serrano
Fernando Manuel Gomes Timoteo
Carlos Alberto Fernandes Neto
Hugo Filipe Neves Delgado
José Luis Neves Pires Gerardo


DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
HERÁLDICA

Tornou-se pública a ordenação heráldica do Brasão da Freguesia de S. João do Campo tendo em conta o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 11 de Março de 1997 e que foi aprovada sob proposta da Junta de Freguesia, na sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de 06 de Maio de 1997 tendo como definição;
Brasão - Escudo de negro, fretado de ouro e brocante em chefe, cordeiro pascal de prata, sustentado com a pata direita em lábano do mesmo, carregado de uma cruz de vermelho, em ponta; Ponte de dois arcos de prata, lavrada de negro movente dos flancos e de um ondeado de duas tiras de prata e azul; Coroa mural de prata de quatro torres; Listel branco com a legenda de negro "S. João do Campo".

Padroeiro: S. João Baptista; População: 4.500 habitantes; Eleitores: 2.358; Actividades Económicas: A maior parte da população activa trabalha em Coimbra, sede de Concelho, na indústria, comércio, construção civil e serviços. O trabalho do campo, hoje já bastante mecanizado, devido às obras de beneficiação dos campos do Baixo Mondego, em parcelamento agrícola e rede da rega por aspersão e gravidade;

Gastronomia: Enguias Fritas, Chanfana, leitão, robacos fritos, vinhos maduros produzidos através das vinhas situadas junto à Freguesia de Ançã. (Zona intermédia Bairrada/Cantanhede), bolo da Páscoa, arroz doce, pastéis de Tentúgal e barrigas de freira; Artesanato: Cestaria e outros objectos em vime, pintura de cerâmica, tapeçaria e a pintura de vitrais; Feiras: Em S. João do Campo, realiza-se o Mercado Dominical que proporciona a visita a esta Freguesia das povoações vizinhas .
Acção Social: Esta freguesia tem ao dispor dos seus habitantes um Jardim de Infância que acolhe cerca de 50 crianças dos 3 aos 5 anos e um Centro Social para idosos e actividades de ATL.


Ensino: Duas Escolas Públicas de Ensino Básico do Primeiro Ciclo, com seis salas de aula, uma situada na sede da Freguesia e outra situada no Lugar de Cioga do Campo com uma sala de aula, munidas do devido aquecimento e amplos espaços verdes e de diversão.
A HISTÓRIA
A Freguesia de S. João do Campo situa-se a cerca de 7 km da sede concelhia, na margem direita do rio Mondego, junto à EN - 111, a cerca de 35 km da Figueira da Foz e ocupa uma área aproximada de 7,7 km2, abrangendo os lugares de S. João do Campo e Cioga do Campo.
Esta freguesia confronta a Norte, com a Freguesia de Ança do concelho de Cantanhede; a Sul, com os campos do Baixo Mondego; a Nascente, com os campos de S. Facundo; e a Poente, com a Freguesia de S. Silvestre, do concelho d’’’’’’’e Coimbra.
  ,ma grande parte desta Freguesia é constituída por terrenos agrícolas, pois esta foi durante muito tempo a actividade base de sustento da população.
Os dados existentes permitem concluir que a primitiva sede era Cioga dos Campos, tendo sido posteriormente alterada para a actual S. João do Campo, outrora conhecida como "Lavarrabos" ou "Rabarrabos".
A denominação actual de S. João do Campo, segundo alguns autores, data aproximadamente de 1880. Todavia, reconhece-se a sua existência com a designação de "Rabarrabos", significando "Rabal ou Rabanal", ou seja, campo semeado de rábanos, clara referência ao trabalho agrícola, actividade que ainda hoje representa aspectos marcantes a nível social e económico.
Segundo as gerações mais antigas, a denominação de "Lavarrabos" foi alterada porque teria sido uma Rainha a responsável pela actual denominação, pois vinda de Coimbra com destino a Oeste, "Tentugal, Montemor-o-Velho, ou Figueira da Foz" e tendo notado como era árduo passar a Vau da Vala de Ança, na entrada para S. João do Campo, por não existir aí uma ponte, terá intercedido para que tal ponte

fosse construída e que o nome da terra passasse a ser o actual, visto que a suma passagem se deu no dia da festa de S. João Baptista, padroeiro da Freguesia.
Os mais antigos assentos paroquiais datam de 1637, havendo contudo registos anteriores nos livros de "Açam", (hoje Ançã) extinto Concelho de que esta Freguesia fazia parte. Duas das personagens mais importantes que aqui viveram foram os Drs. Jaime Cortesão e Armando Cortesão, grandes vultos da Literatura, História, Ciências e Política Portuguesas.
Esta freguesia foi elevada à categoria de Vila por deliberação em reunião plenária da Assembleia da República de 30 de Junho de 1989. Este evento consta no Diário da Assembleia da República, I Série, n.º 99 de 01 de Julho de 1989 e publicado como lei N.º 53/89 de 24 de Agosto no Diário da República I série, n.º 194 de 24 de Agosto.  


FESTAS E ROMARIAS
Festa em honra de S. João, em S. João do Campo, em Junho; do Santíssimo Sacramento, em S. João do Campo, em data móvel, em Julho ou Agosto; a de Nossa Senhora da Conceição, em Cioga do Campo, a 8 de Dezembro.

Todas estas festas têm duração média de 2 ou 3 dias. Para além destas festas de cariz religioso, realiza-se também a Festa das Colheitas, em S. João do Campo, que na sua Fundação se fazia em Outubro e que motivado pelas intempéries desta época se passou a realizar no mês Setembro, com a duração de 4 ou 5 dias.



PATRIMÓNIO E TURISMO
Património Edificado
Igreja da Imaculada Conceição, na Cioga do Campo que data de 1734, sendo a Igreja Matriz da paróquia, e a actual Igreja Matriz edificada no ano de 1883, sob uma capela do séc. XVII com retábulos e altares em talha dourada, de colunas e arcos retorcidos, em ramadas de pâmpanos que vieram do Mosteiro de Sandelgas de Nossa Senhora de Campos.
Nos finais do séc. XIX, S. João do Campo registou um crescimento urbano digno de referência, de que são testemunhas edificações antigas de inegável interesse como a Casa Seiça, Casa das Rosas, Casa de Jaime Cortesão, Casa do Sr. Serafim e algumas casas de outras famílias abastadas e ainda o cruzeiro, e o passeio do Largo da Cruz, a Fonte Larga, a ponte de pedra situada na entrada principal. Outro local de interesse é a Mata de Geria, hoje em condições de receber a comunidade, para momentos de lazer.


MOVIMENTO ASSOCIATIVO
O folclore sempre foi uma das actividades marcantes ao longo dos anos na vida desta Freguesia procurando levar a cultura deste povo além das fronteiras da região onde está inserida sendo hoje representada apenas pelo Rancho Cultural Infantil e Juvenil de São João do Campo.

O Sanjoanense Atlético Clube colectividade fundada oficialmente em 01 de Janeiro de 1972 tem tido uma actividade regular, pois volvidos todos estes anos tem participado sem interrupções nos campeonatos levados a efeito pela Associação de Futebol de Coimbra, com a particularidade de nos últimos anos se ter dedicado muito mais às camadas jovens.




 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade