Casal de Cambra
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Lisboa » Sintra » Casal de Cambra
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Casal de Cambra

A Freguesia Casal de Cambra não sofreu alterações

Distrito: Lisboa
Concelho: Sintra
 
Freguesia: Casal de Cambra
CONTACTOS
 
Morada Rua de Bragança nº 1
Cód. Postal 2605-727 CASAL DE CAMBRA
Telefone 219816720

   
ÁREA GEOGRÁFICA(km2) 2

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente José Manuel da Silva Elias
Secretário Vitorino Albino da Costa
Tesoureiro Joaquim Diogo Ai-Ai
1º Vogal Carlos Miguel Henriques
2º Vogal Joaquim Pereira da Fonseca Namora
 
Presidente Rui Manuel Figueiredo Marques
Secretários Fernanda Maria Silva Santos Anunciação / Leonardo António Almeida Silva
Restantes
Elementos
João Carlos de Almeida Saramago
António dos Santos Fernandes
Laura Alves de Almeida
António Licinio de Carvalho
Luisa Sofia Mendes Antunes
António João Pereira Gonçalves
Nuno Miguel Araujo da Silva
João Teixeira Amorim
Humberto Joaquim Camacho Torrinha

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Talvez nem todos saibam que Casal de Cambra foi, em séculos passados “grandes terras de pão”, isto quer dizer que os seus terrenos eram cobertos por extensas searas.

Desde o Séc.xv (1400 a 1500) a Quinta do Casal como era denominada nessa época, pertencia à Infanta D. Beatriz, mãe de D. Manuel I.

Estas terras entraram posteriormente no Séc. XVI (1500 a 1600) na casa da Rainha e tomaram o nome de Câmara, destinando-se o rendimento dessas terras ao sustento da casa da Rainha.

Em 1583 é feito o primeiro assento de casamento e em 1587, a 9 de Janeiro, faz-se o assento do primeiro óbito.

No Séc. XVII (1600 a 1700) cresce o povoado e divide-se esta Quinta em alguns casais. Na primeira década deste século foi construída a Ermida de Santa Marta e aí foram celebrados oito casamentos.

Defende-se que o actual nome deste bairro se deve ao desenvolvimento mais significativo de um Casal no lugar da Câmara.

Casal de Cambra em 1940 era chamada de “ Casal de Camera”, “Lugar de Camera” ou “Casais de Camera”.

Surgiu devido à crise de habitação existente na altura e à pressão exercida pela grande cidade de Lisboa que ia empurrando as pessoas para a periferia.

Era uma propriedade rústica destinada à exploração agrícola e pecuária. O Bairro foi-se expandindo com a construção de carácter familiar e não com o aspecto comercial.

É de salientar que, em 1911 as águas de “ Casal de Camera “, depois de analisadas eram uma excelente água tonica, indicada para o tratamento de anemias, linfatismo e dispepsia. Em 1913 estas águas foram exploradas pela Empresa das Águas.

O nome inicialmente utilizado, “Casal de Camera”, passou a “Casal de Cambra” quando, passados muitos anos um homem foi registar uma bicicleta à Câmara de Sintra e em vez de escrever” Camera” escreveu “ Cambra”. Então, a partir daí esta localidade ficou a chamar-se “ Casal de Cambra “.

O loteamento clandestino que deu lugar ao actual bairro de Casal de Cambra iniciou-se em 1963 com a venda de uma grande propriedade em parcelas. Os novos proprietários , em 1968 procederam à subdivisão daquelas parcelas, dando-se início à construção clandestina. Os edifícios construídos foram essencialmente moradias com um e dois pisos destinados a habitação própria. Construíram-se algumas moradias para arrendamento e apareceram posteriormente edifícios de habitação colectiva com vários andares, normalmente construídos por emigrantes.

A recuperação do bairro iniciou-se em 1973, havendo em 1979 um trabalho intensivo para evitar o aparecimento de novas construções, enquanto o projecto se encontrava em elaboração.

Em 1982 iniciaram-se as seguintes obras: redes de abastecimento de água, esgotos e arruamentos.

Sendo Casal de Cambra um Bairro clandestino, os seus moradores não tinham qualquer espaço colectivo. Assim, construíram um Edifício Social junto à Lagoa de Casal de Cambra. Esta Associação foi construída pelos moradores que trabalharam voluntariamente e deram os materiais de construção.

A população foi crescendo dia a dia e havia necessidade de recorrer com frequência à Junta de Freguesia de Belas. Começou então, a funcionar neste edifício um gabinete da Junta de Freguesia, onde o Presidente da Junta de Belas se deslocava duas vezes por semana para atender a população.

Alguns anos após esta construção, começou aqui a funcionar a 1ª Escola de Casal de Cambra pois já havia muitas crianças em idade escolar.

Mais tarde, nasceu uma Associação Desportiva ,a primeira A.C.D.R. Aqui funcionavam aulas de ginástica para todas as idades e alguns passatempos para os jovens do bairro.

Em Maio de 1985 criou-se a Associação de Proprietários de Casal de Cambra. (A.P.C.C. ).

Em 1988 a Escola deixou de funcionar aqui, pois finalmente a Câmara Municipal de Sintra construiu uma Escola de verdade, passando este edifício a destinar-se à prática desportiva, desenvolvida pela A.P.C.C. e ao funcionamento de um gabinete da Junta de Freguesia. O salão aqui existente servia toda a população que necessitava dele. Era alugado aos colégios para fazerem as suas festas e também a outras Associações que o solicitassem.

A Escola E.B.2.3 Prof. Agostinho da Silva também utilizou este espaço para fazer ginástica quando estava mau tempo.

Em 1997 Casal de Cambra passou a Freguesia, o Edifício foi remodelado e é aí que hoje funciona a Junta de Freguesia .

Casal de Cambra é uma localidade com algum património cultural, que contribui para o engrandecimento da história da localidade.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade