São Bento
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Açores » Angra do Heroismo » São Bento
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Distrito: Açores
Concelho: Angra do Heroismo
 
Freguesia: São Bento
CONTACTOS
 
Morada Ao Arco, n.º 242 São Bento
Cód. Postal 9700-213 Angra Do Heroismo
Telefone 295 212 338

   
ÁREA GEOGRÁFICA(km2) 8.66

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente Francisco Alberto Barcelos Trovão
Secretário Maria Margarida Gomes Oliveira
Tesoureiro Fernando Manuel Ribeiro de Freitas
 
Presidente Lina Maria Cota da Silva
Secretários Andreia Maria Carreiro da Rocha Faria / Tiago Manuel Ávila Mesquita
Restantes
Elementos
Manuel dos Santos de Castro Pereira
José Gabriel Gonçalves Ferreira
Isabel Maria Moniz Marcano Teixeira
Maria Emília da Silva Veríssimo Araújo
Eduarda Maria Parreira de Sousa
Duarte Manuel de Freitas Teles

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
  FACTOS HISTÓRICOS
  Elevada a freguesia independente EM 1572, embora somente se conheçam registos paroquiais desde 1583, tendo como orago S. Bento.
  Foi a pedido de Jacóme de Bruges e Infante D. Henrique que aportaram à ilha Terceira em 1456, Álvaro Vaz de Meneses que recebeu os campos entre a Grata do Vale e o Porto das Pipas e Gonçalo Ximenes Betencór e esposa, oriundos da Madeira, estabeleceram-se em Vale de Linhares que recebeu este nome pelo facto de ambos, para não serem conhecidos, terem adoptado os apelidos de Gonçalo de Linhares e Violante Pires.
  A partir deste apelido Linhares, o lugar onde residiram passou a chamar-se de Vale de Linhares, como ainda hoje é conhecido. Ainda não há muitos anos era pouco desenvolvido, mas actualmente oferece um agradável e interessante aspecto pelo melhoramento que as habitações receberam e pela construção de novos edifícios. Além disto, possui uma boa estrada há pouco reconstruidada e ampliada.
  Gonçalo Ximenes, por cedência de Jácome de Bruges, segundo dizem os nossos historiadores, tomou posse desde a Grata do Vale até ao Pico Redondo, estabelecendo-se nesta zona por volta de 1460.
  O povoamento da Achada (actual Via Rápida) deu-se nos terrenos do Visconde de Bruges, que mandou construir casas onde viveram os primeiros colonos, começando-se a trabalhar os campos.
  A povoação cresce chegando a ter cerca de 30 habitantes que construiram a igreja de S. Teotónio, aberta ao culto em 5 de Novembro de 1843.
  Sobre este nova povoação o Padre Jerónimo Emiliano de Andrade disse:

  "O campo das Achadas forma um imenso vale, cheio de campinas novamente roteadas, no qual se está formando uma nova povoação, que em breve virá a ser mui populosa e brilhante"

  Com o passar do tempo e clima adverso, deu-se a desertificação do local, as moradias e a igreja ficaram em ruínas e a imagem de S. Teotónio foi levada para a igreja do Posto Santo. Ainda hoje se pode encontrar as fundações da igreja de S Teotónio.
  No planalto da Achada, foi improvisada a primeira pista de aviação da ilha Terceira, construída pelos ingleses no início da década de 40 (1940-1943)

  SITUACÃO GEOGRÁFICA
  Freguesia urbana com uma área de 8.66 Km2, desenvolve-se desde o litoral, a sul até à Caldeira Guilherme Moniz, a norte até à Serra do Morião, confrontando a nordeste com a freguesia do Porto Judeu, a nascente com a freguesia da Ribeirinha e a poente com a freguesia da
Conceição.
  O povoamento é disperso fazendo-se para nascente através da estrada regional entre Largo de S. Bento e Carreirinha e para norte através da Ladeira de S. Bento, Vale Linhares, S. Luís, até ao Pico Redondo.
  Fazem parte da freguesia os seguintes lugares: Achada, Arco, Cambalim, Canada da Ribeirinha, Carreirinha, Copins, Grota do Vale, Ladeira do Livramento, Ladeira de S. Bento, Largo de S. Bento, Reguinho, Pico Redondo, São Luís e Salto.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade