Fontinhas
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Açores » Praia da Vitória » Fontinhas
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Distrito: Açores
Concelho: Praia da Vitória
 
Freguesia: Fontinhas
CONTACTOS
 
Morada Estrada Municipal - Edifício da Casa do Povo
Cód. Postal 9760-211 Fontinhas
Telefone 295517611

   
ÁREA GEOGRÁFICA(km2) 17.9

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente Paulo Rui Pacheco de Sousa
Secretário Paulo Manuel Borges Alves
Tesoureiro Lourenço de Sousa Ferreira
 
Presidente (não disponível)
Secretários (não disponível)
Restantes
Elementos
(não disponível)

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
A freguesia de Fontinhas está situada a norte do concelho, confrontando com as freguesias de São Brás e Lajes (norte), concelho de Angra do Heroísmo (oeste), cidade da Praia da Vitória (sul/este) e freguesia de Agualva (oeste). Tem uma área de 18 km e conta com 21541 habitantes (Censos 2001).
Lugar de pequenas fontes que lhe deram o nome, Fontinhas está integrada na área do Ramo Grande. É composta pelos lugares e sítios de À Igreja, Areeiro, Barreiro, Cabouco, Canada do Pico, Coxo, Cruzeiro do Vicente, Cruzeiro Velho, Fontinha, Ribeiro do Marques e Santo António.
A criação desta freguesia ocorreu durante o século XV. No século XVI, Gaspar Frutuoso caracterizava a freguesia da seguinte forma: "Indo da Vila da Praia, a oeste-noroeste uma légua da dita vila, está um lugar que se chama as Fontinhas, por ter muitas fontes de pouca água, que corre para este lugar pela falda desta serra. Tem uma igreja paroquial da invocação da igreja de Nossa Senhora da Pena."
Em termos de actividades económicas, a população de Fontinhas dedica-se à agro-pecuária, aos serviços, ao comércio e à construção civil.
Das suas festas e romarias destacam-se as seguintes: Carnaval, Espírito Santo, entre os meses de Maio de Junho, e a festa em honra da padroeira, Nossa Senhora da Pena que anda à volta da 1ª ou 2ª semana de Agosto.
Da sua gastronomia sobressaem dois pratos: a alcatra e as sopas do Espírito Santo. Em termos de artesanato destaque para os trabalhos em vime.
Existem na freguesia as seguintes colectividades: Sociedade Musical União das Fontinhas, Grupo de Folclore "Fontes da Nossa Ilha", Grupo Desportivo das Fontinhas e Clube de Caça das Fontinhas.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade