Candelária
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Açores » Ponta Delgada » Candelária
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Distrito: Açores
Concelho: Ponta Delgada
 
Freguesia: Candelária
CONTACTOS
 
Morada Ramal da Igreja, s/n
Cód. Postal 9555-024 Candelária
Telefone 296 265 593

   
ÁREA GEOGRÁFICA(km2) 8.53

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente Roberto Carlos de Melo Amaral
Secretário Luís Filipe Pavão
Tesoureiro Ana Isabel Fernandes Carvalho Alves
 
Presidente Celso Filipe Melo Arruda
Secretários Fernando Manuel Pavão Barbosa / Artur Jorge Carvalho Cláudio
Restantes
Elementos
Catarina Isabel Pavão Alves
Fernando Ferreira Pereira
Nelson Aguiar Simão
Luís Miguel Castro

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
A freguesia de Candelária confronta-se a Norte com Ginetes, Nordeste com Sete Cidades e Este com Feteiras, localiza-se a uma latitude 37.79 (37º47') Norte e a uma longitude 25.81667 (25º49') Oeste, estando a uma altitude de 123 mestros, é banhada pelo Oceano Atlântico a sul e suloeste e tem montanhas a norte e noroeste.

No que respeita ao património, podemos encontrar a Igreja Paroquial, a ermida de N. S. do Perpétuo Socorro, dois moinhos de vento, ruínas de duas azenhas, lavatórios públicos, algumas fontes e muitas casas de pedra, belos exemplares da "Casa de Bico", típica de S. Miguel.

Quanto às suas festividades, realçamos a de N. Sra. das Candeias a 2 de Fevereiro, a do Santíssimo Sacramento da Candelária no 2º fim-de-semana de Setembro, a do Espírito Santo no Tempo Pascal e a de N. Sra. do Socorro inserida nas Festas do Santíssimo.

Economicamente, a freguesia possui lavradores, agricultores, comerciantes, carpintarias, padaria, restaurante, snack-bar, cafés e uma indústria alimentar com duas patentes: "Quintal dos Açores" e "D. Pimentinha".

Culturalmente, podemos contar com uma Banda Filarmónica: "Lira Nossa Senhora da Estrela", uma Associação de Juventude na qual se inserem o grupo de teatro, ATL e Centro de Idosos e Casa do Povo.

Relativamente ao desporto, salientamos algumas equipas de futebol e vários elementos que participam em motorally, sendo uma destas provas realizadas e organizadas na própria freguesia.

No campo religioso contamos com catequese, grupo de jovens, grupo Coral, grupo de acólitos, Legião de Maria e grupo de romeiros.

Do ponto de vista histórico, podemos dizer que o lugar de Candelária foi povoado nos finais do século XIV, e elevado a paróquia antes do ano de 1535, numa época próxima à criação da diocese dos Açores em Angra do Heroísmo por Sua Santidade o Papa Paulo III. Também desta época é a actual Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Candeias, embora tenha sofrido algumas alterações ao longo dos seus quase cinco séculos. Anteriormente a esta, existia uma outra, na qual, foi venerada uma imagem de Nossa Senhora das Candeias de pedra basalto, que se crê ser a que se encontra na Igreja na Capela do Baptistério. Salientamos também a ermida de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro construída por volta do ano de 1575. Cabe-nos ainda dizer, que no século XVI, a actual Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Candeias possuía o título de Matriz.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade