Santa Bárbara
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Açores » Ribeira Grande » Santa Bárbara
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Distrito: Açores
Concelho: Ribeira Grande
 
Freguesia: Santa Bárbara
CONTACTOS
 
Morada R. N. Senhora das Victórias, n.º 49
Cód. Postal 9600-420 Santa Bárbara
Telefone 296477166

   

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente Miguel Melo Sousa
Secretário Patrícia Corrêa Costa
Tesoureiro Manuel António Pacheco Fernandes
 
Presidente Nelson da Costa
Secretários (não disponível)
Restantes
Elementos
(não disponível)

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
RESENHA HISTÓRICA

Situada no nordeste da Ilha de S. Miguel, distando cerca de vinte e três quilómetros de Ponta Delgada e aproximadamente quatro quilómetros da Ribeira Grande, Santa Bárbara, por volta de 1643, ergueu a sua primeira igreja. Não obstante ter sido também povoada neste mesmo ano, supõe-se que só por alvará régio de 10 de Abril de 1736 foi oficialmente criado o lugar de Lomba de Santa Bárbara, Contudo, já em 1522, a Lomba da Ribeira Seca era já localidade assinalada na ilha de S. Miguel. Santa Bárbara foi praticamente a partir de 1577 lugar integrado na freguesia de S. Pedro da Ribeira Seca. A população da freguesia era então de 1052 “pessoas de confissão”.

Ao longo dos anos, a vitalidade deste povo foi tomando novas formas de expressão. quer no campo de trabalho, quer na intervenção política a nível do concelho. sendo de salientar o desejo que sempre acalentaram em constituir um agregado autónomo.

Assim, 223 anos (10 de Abril de 1736) após a criação do curato da Lomba de Santa Bárbara, da responsabilidade do 20º Bispo de Angra do Heroísmo, D. Frei Valério dos Açores. D. Manuel Afonso de Carvalho, de acordo com a carta de sentença datada de 1959. deste modo, a nova paróquia foi dedicada a Santa Barbara, sendo nomeado pároco, com o título de reitor, o Pe. João Paulo Ferreira de Viveiros em 18 de Setembro de 1955.

A população de Santa Bárbara era então de 2291 habitantes. Devido a este crescimento demográfico, foi necessário construir uma nova igreja que viria a ser inaugurada a 23 de Agosto de 1959. A 15 de Janeiro de 1956. num domingo, começaram Os trabalhos de terraplanagem.

O desenvolvimento económico da localidade só veio a concretizar-se em Junho de 1971, através do Decreto-Lei nº 264/71. Este facto, a elevação   a freguesia, deveu-se aos esforços empreendidos junto do Ministério do Interior pelo deputado de Ponta Delgada, Dr. João Bosco Mota Amaral, bem como do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande,. Eng. Fernando Monteiro da Câmara Pereira. Logo a 10 de Agosto de 1971, procedeu-se à eleição da primeira Junta de Freguesia, tendo sido eleitos José da Silva Medeiros (presidente), Manuel Teixeira Brum (secretário) e Manuel Farias (tesoureiro). Em 11 de Junho de 1972, foi inaugurada a sede desta mesma junta.

Vivem em Santa Barbara de Ribeira Grande, actualmente, cerca de duas mil e quinhentas pessoas. Tal como na generalidade das freguesias do arquipélago, o sector primário claramente predominante. Agricultura e pecuária ocupam a generalidade da sua população.

O artesanato vai ainda subsistindo graças aos trabalhos de algumas artesãs, em fada do lar, e das célebres mantas feitas nos velhos teares que ainda existem na freguesia.

                                    In Dicionário Enciclopédico das Freguesias, 4º volume

ECONOMIA

Trata-se de uma localidade em que a área económica predominante é a agro-pecuária, onde, embora seja uma freguesia de tamanho médio, podemos encontramos grandes lavouras associadas a igualmente grandes propriedades, um cenário bastante visível quando observamos as áreas circundantes à freguesia.

Para além da agro-pecuária, a outra área, se bem que com bastante menos impacto económico, é o comércio local, onde se destacam as famosas quintas-feiras no José Domingos, também bastante famoso pelos seus enchidos, em especial os chouriços. Em Santa Bárbara temos cinco estabelecimentos comerciais: de norte para sul, temos a D. Eduarda Pereira (mini-mercado), o João Tavares (café-cervejaria), o Jacinto Furtado (café-cervejaria e mini-mercado), José Domingos (café-cervejaria, mini-mercado, transformação de carnes e venda de mobiliário e artes decorativas) e o José Furtado (café).

SOCIEDADE E CULTURA

A nível sócio-cultural e desportivo esta sempre foi uma localidade muito rica. Destacam-se o saudoso Clube Desportivo de Santa Bárbara que muitos títulos conquistou, a Sociedade Recreativa Filarmónica Nossa Senhora das Vitórias que muito longe tem levado o nome da nossa Freguesia, o Grupo de Escoteiros n.º 196, que muito tem feito na sua ainda tenra existência pelas nossas crianças e pelos nossos jovens, o Grupo Folclórico de Santa Bárbara e o Grupo de Teatro "Heróis do Palco", fiéis guardiãs das manifestações culturais das nossas gentes.

Para além destes existem outras manifestações culturais pontuais muitas vezes visíveis pela realização de Acções de Formação que têm lugar especialmente na sede da Junta de Freguesia.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade