Freguesia
História | Heráldica | Caracterização | Actividades Económicas | Festas e Romarias | Património | Colectividades
Caracterização

A Freguesia do Maxial, pertence ao Distrito e Patriarcado de Lisboa e ao Concelho de Torres Vedras, de cuja cidade dista cerca de 10 Km para norte. A sua via principal é a EN 115 - 2 que liga Torres Vedras ao Cadaval e a estação do caminho de ferro mais próxima é a do Ramalhal a 4 Km. O relevo varia entre as cotas dos 50 e 360 metros de altitude e a rede hidrográfica é constituida pelo rio Alcabrichel e seus afluentes. A população é da ordem dos 4000 habitantes e a sua área é de 28 Km2.

É constituída pelos lugares de Eiras da Palma, Aldeia Grande, Sestearia, Póvoa, Valentina, Ermegeira, Loubagueira, Ereira, Vila Seca, Folgarosa e Casais de Santo António.

O território que compreende a Freguesia do Maxial, é formado por sedimentos dos períodos Jurássico superior e Cretáceo inferior. As suas idades estão compreendidas entre os 160 e 100 milhões de anos. Existem ainda sedimentos recentes do Quaternário, que são as aluviões do rio Alcabrichel e de seus afluentes que constituem as várzeas e os fundos de vales da parte cretácea.

Os sedimentos do Jurássico são de origem marinha, neles se podem encontrar muitos fósseis e são constituídos, especialmente, por argilas, margas e calcários enquanto os sedimentos do Cretáceo são de origem continental e são constituídos por areias, arenitos e cascalheira de quartzo. Em "gíria popular" na região chama-se ao jurássico chão de serra e ao Cretácico chão de charneca.

As povoações da Ermegeira, Loubagueira, Maxial, Aldeira Grande, Póvoa e Valentina assentam sobre solo cretáceo, enquanto Ereira, Vila Seca, Folgarosa, S. António e Sestearia em solo jurássico.

 

Área Geografica: 28 Km2

População: 2 951

Actividades económicas: Agricultura, indústria, construção civil, comércio e serviços

Património: Igreja matriz, capelas de S. Mateus, de Nossa Senhora de Fátima, de Santa Luzia e de Aldeia Grande, moinhos e azenhas

Artesanato: Cestaria em vime, pintura em barro, sapateiro e ferreiro

 

 
 
© 2005 Junta de Freguesia de Maxial. Todos os Direitos Reservados