Freguesia
História | Heráldica | Caracterização | Actividades Económicas | Festas e Romarias | Património | Colectividades
Lugares da Freguesia

Ermegeira

Foi descoberta em 1938, junto deste lugar, uma gruta artificial tumular pré-histórica da época calcolítica, que constitui, sem dúvida, um precioso marco histórico de real interesse na Freguesia do Maxial. O seu espólio era formado por vários objectos, com destaque para um par de brincos, feitos de chapa de ouro, espalmada de forma oval. Este monumento fúnebre vem demonstrar que a região já vem sendo povoada há vários milhares de anos.

Em tempos, já da nacionalidade portuguesa, 1309 há referências de um lavrador abastado que vivia na Ermegeira, de seu nome - Miguel o Franco - descendente por certo dos Cruzados franceses contemplados com terras do Maxial, doados por D. Afonso Henriques após a conquista de Lisboa aos momos em 1147. E no ano de 1471 moravam na Ermegeira os fundadores do Hospital de Nossa Senhora da Piedade do Maxial, João Gil Cuchifel (escudeiro) e sua mulher Catarina Annes.

No princípio do séc. XVI era proprietário da célebre Quinta da Ermegeira, Bartolomeu Perestrelo, filho de João Lopes Perestrelo famoso navegador, companheiro de Vasco da Gama nas históricas viagens à Índia. A Quinta ainda se encontra na posse dos seus descendentes e possui uma Capela quinhentista dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

A Ermegeira tem uma Capela pública moderna dedicada a Nossa Senhora da Purificação.

.

Outros lugares: Eiras da Palma, Aldeia Grande, Sestearia, Póvoa, Valentina, Ermegeira, Loubagueira, Ereira, Vila Seca, Folgarosa e Casais de Santo António.

Voltar à Pagina de Caracterização da Freguesia de Maxial

 

 
 
© 2005 Junta de Freguesia de Maxial. Todos os Direitos Reservados