Mesão Frio (Santa Cristina)
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Vila Real » Mesão Frio » Mesão Frio (Santa Cristina)
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Mesão Frio (Santa Cristina)
Novo Nome: Mesão Frio (Santo André),

Freguesias agregadas: Mesão Frio (Santa Cristina), Mesão Frio (São Nicolau), Vila Jusa
Distrito: Vila Real
Concelho: Mesão Frio
 
Freguesia: Mesão Frio (Santa Cristina)
CONTACTOS
 
Morada Rua da Carreira, nº 54
Cód. Postal 5040-316 MESAO FRIO
Telefone 254 891 927

   


DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Santa Cristina é uma das freguesia onde a vila de Mesão Frio se inclui. No se território ergue-se o "ex- libris" da urbe, o Pelourinho , símbolo do seu poder municipal, atestando os nobres pergaminhod de uma vila que recebeu o seu primeiro foral em Fevereiro de 1152, concedido por D. Afonso Henriques, confirmado em 1217 por D. Afonso II e renovado por D. Manuel I, em 1513. O velho pelourinho ergue-se ao centro da praç que tem o seu nome. Representado por um monumento de arquitectura pesada, combina-se perfeitamente, ajudando a destacar ainda mais o passado medieval da vila. Foi classificado como imóvel de interesse público em 11 de Outubro de 1933.
Brasão: escudo de ouro, monte de três cômoros de negro, com os cabeços cobertos de neve, de sua cor, movente de um pé ondado de prata e azul de três peças e encimado por dois pipos de púrpura, com aros de prata e cravos de negro, alinhados em faixa; em chefe, duas setas passadas em aspa e, brocante a estas, uma tenaz, tudo de azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "MESÃO FRIO - SANTA CRISTINA".
Bandeira: azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
Setas e Tenaz - Representam o orago e topónimo da freguesia - Santa Cristina.
Pipos - Representam as actividade económicas e o facto de a freguesia estar assente na afamada região Demarcada do Douro.
Cômoros e Burelas Ondadas - Representam a localização da freguesia na Serra do Marão, entre as Regiões de Trás-os-Montes e Douro Litoral, sendo uma zona irrigada por muitos rios, de entre os quais se destaca o Rio Douro.
Este parecer foi emitido nos temos da Lei nº 53/91, de 7 de Agosto, pela Associação dos Arqueólogos Portugueses, tendo sido registado na Direcção Geral das Autarquias Locais em 14 de Outubro de 2004, com o nº 224/2004 e aprovado em Diário da República III Série, do dia 11 de Outubro de 2004.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade