Asociação Cultural e Recreativa Alcaides de Faria:
Com mais de 2 décadas, esta associação, através de várias iniciativas desportivas, tem procurado o convívio e união entre as várias gerações desta localidade. Provas de atletismo, torneios de futebol, jogo da Malha, Jogo da Sueca, etc, preenchem a agenda desta associação que conta actualmente com uma equipa feminina, da qual participa no torneio popular anual, organizado pela Câmara Municipal de Barcelos, e uma "escolinha de futebol" para os mais jovens.
Grupo de Cavaquinhos de Faria:
Reúne um conjunto de pessoas que procuram ressuscitar e preservar canções tradicionais portuguesas, recorrendo simplesmente à voz e a vários instrumentos, dos quais se destacam o cavaquinho, guitarra portuguesa, viola, ferrinhos, bombo, etc. Outrora, este grupo conseguia atrair várias gerações da aldeia e motivava as pessoas de freguesias vizinhas a fazer parte do grupo, chegando a ter mais de 3 dezenas de elementos e que permitiram números de atuações na casa das dezenas.
Amigos do presépio de Faria:
É um grupo de pessoas da localidade que se une todos os anos, com um objectivo comum - fazer um presépio. Esta iniciativa teve lugar pela primeira vez em 2002, partindo de um grupo restrito de amigos que decidiu fazer um presépio para exposição no salão paroquial da povoação.
Todos os anos este grupo procura reinventar o presépio através da incorporação de novas figuras típicas do presépio comum e através de réplicas do património da localidade, bem como dos seus usos e costumes. Procurando atrair novos curiosos e entusiastas, este grupo procura dar vida às personagens e às várias réplicas através de mecanismos que permitem criar movimento, recorrendo aos mais variados materiais e técnicas.
O grupo dos amigos do presépio de Faria, conta actualmente com a ajuda de novos membros que se têm juntado em torno desta causa o que tem permitido que, todos os anos, a área do presépio seja maior. Em 2008 o presépio contava com mais de 200 peças, das quais 90 eram movimentadas, ocupando uma área de 70 m². A preparação começa em meados de Outubro e termina em inícios de Dezembro, podendo ser visitado até a segunda semana de Janeiro. As visitas tem tido um custo simbólico associado que se destinam a apoiar a paróquia. |
|
|
|