.:: Freguesia de São João da Ribeira e Ribeira de São João ::.
Início
.:: Início ::. .:: Mapa do portal ::. .:: Área Reservada ::. .:: Webmail ::. .:: Adicionar aos Favoritos ::.
Sábado, 21.1.2017
Recenseamento
Clique para Visualizar a Galeria de Fotos
Galeria de Fotos
Sugestões
Notícias    
Newsletter - Janeiro de 2017 - 15

Freguesia de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João
Newsletter - Janeiro de 2017

"Não te coíbas de repetir o que já disseste, porque és pequeno e só assim talvez será possível que te ouçam." Vergílio Ferreira

Divulgue e partilhe a Newsletter da Freguesia !

O Executivo.
-
www.sjr-rsj.pt
#SJRRSJ



Publicado: Ontem
Campeonato Distrital da Inatel
1ª Fase do Campeonato Distrital da Inatel - Época 2016/2017

Casa do Povo de S. João da Ribeira Vs. Turquel
-
www.sjr-rsj.pt
#SJRRSJ


Publicado: Ontem
Notícia Publicada no Website do Jornal ' Jornal O RIBATEJO '

Notícia Publicada no Website do Jornal ' Jornal O RIBATEJO ' 
www.oribatejo.pt '

UniArt - S. João da Ribeira, 7 de Janeiro de 2017

No âmbito do programa Arte Pública da Fundação EDP um grupo de artistas instalou-se há uns meses no concelho de Rio Maior e, com a colaboração das populações locais e das autarquias, transformou a paisagem de cinco aldeias.
Democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Sábado passado foi a “inauguração” das obras de arte pública, com os artistas Uniart a conduzirem um grupo de jornalistas, autarcas e populares numa visita guiada às intervenções artísticas na vila da Marmeleira, Assentiz, S. João da Ribeira e Ribeira de S. João.

A visita iniciou-se no Centro cívico de São João da Ribeira, onde foi possível observar a evolução do projeto de arte pública, numa exposição de fotografias e vídeos sobre a criação das obras dos artistas Uniart no Ribatejo AlecrimSAMINA , Desejos Urbanos e João Seguro.

Para a criação das suas obras, os artistas começaram por participar em assembleias com as populações, para definir os espaços das intervenções, em diálogo com o património construído, a cultura e as tradições locais.

Desde logo, o grande poeta Ruy Belo, natural de S. João da Ribeira, serviu de inspiração para as intervenções nos abrigos das paragens de autocarro, transformadas em mini-bibliotecas com livros de autores locais e obras oferecidas pelos populares das aldeias. Em cada paragem, um poema de Ruy Belo serviu de inspiração para a pintura de Priscilla Ballarin (ver VÍDEO), artista brasileira que forma com Eliza Freire o coletivo de poesia urbana Desejos Urbanos.
“Tive aqui a oportunidade de conhecer a poesia de Ruy Belo, que nos fala do quotidiano, das coisas simples da vida e isso deu-nos a inspiração para o nosso projeto artístico nos abrigos das paragens de autocarro, que são espaços de encontro muito frequentados, especialmente pelos mais jovens”, disse a artista Priscilla Gallarin. Assim, em cada paragem de autocarro existe um armário com livros que as pessoas podem tirar para ler e devolver noutra paragem.

Mais adiante, os velhos mamarrachos dos postos de transformação elétrica foram cobertos com pinturas de Alecrim (ver VÍDEO), que também assina outras intervenções em muros e edifícios públicos. Frente ao centro de dia de S. João, foi instalada uma escultura em madeira, de João Justo (ver VÍDEO), artista e professor no Instituto Politécnico de Tomar, que a partir de dois módulos de biblioteca pretendeu retratar “os dois lados complementares do Ribatejo” que considera ser “ao mesmo tempo uma das regiões mais conservadoras do país, mas onde também tiveram lugar alguns dos acontecimentos mais revolucionários da nossa história”.

São 10 as intervenções artísticas que conseguiram mudar a paisagem urbana e já conquistaram o coração de muito moradores destas aldeias que aderiram ao projeto oferecendo livros e acompanhando o trabalho dos artistas.

A Uniart é um projeto integrado no programa de Arte Pública da Fundação EDP, que no concelho de Rio Maior contou com a parceria das produções Fixe, uma empresa da área da formação com sede na vila da Marmeleira, e com o apoio da União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João e da União de Freguesias de Marmeleira e Assentiz.

A apresentação do UniArt contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Ana Figueiredo, do vereador Augusto Figueiredo, dos presidentes de junta das duas Uniões de Freguesias envolvidas, Leandro Jorge e Amélia Simao, da diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, da responsável pelo Arte Pública da Fundação EDP, Sandra Santos, e de Ana Rita Camará, das “Produções Fixe”, coordenadora do Projeto UniArt no Ribatejo.

A arte como instrumento de inclusão social é o mote do projeto Arte Pública Fundação EDP. Com orientação para territórios de baixa densidade a nível nacional, este projeto visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meio rural.

O projeto promove várias linguagens artísticas, num processo participativo em que artistas e população colaboram no desenvolvimento de intervenções artísticas locais. Este ano, além de Rio Maior, o projeto de Arte Pública Fundação EDP está presente também em diversas aldeias de Trás-os-Montes, Alentejo e Algarve.

-
www.sjr-rsj.pt
#SJRRSJ



Publicado: 2017-01-19
Escolas de Música da Associação Cultural do Concelho de Rio Maior

Audição - Escolas de Música da Associação Cultural do Concelho de Rio Maior

22 de Janeiro de 2017 
Sede da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Arco da Memória

Escolas:
Arco da Memória
Ribeira de S. João 
Rio Maior

Participe !

-
www.sjr-rsj.pt
#SJRRSJ



Publicado: 2017-01-18
Notícia Publicada na Página de Desejos Urbanos no Facebook

Notícia Publicada na Página de Desejos Urbanos no Facebook 
 ' Desejos Urbanos, Priscilla Ballarin '

UniArt - S. João da Ribeira, 7 de Janeiro de 2017

Obrigado, Priscilla Ballarin, pelo fantástico trabalho desenvolvido na Freguesia de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João ! 
É um orgulho poder apreciar a tua obra.

Obrigado !

O Executivo da Freguesia de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João.

-
O autocarro segue pelas estradas alinhavando cada uma das vilas do núcleo Rio Maior.

Em cada paragem novas chegadas e partidas, encontros e despedidas num ritmado sobe e desce de passageiros.
Ritmo próprio destas freguesias e tão presente obra de Ruy Belo, que como um alfaiate a cerzir nos revela uma urdidura de versos toda a beleza da vida simples destes lugares.

Assim inspirada, a proposta foi criar um trajeto poético visual entre as 4 localidades, uma combinação entre literatura e arte acessível a todos: miúdos de 0 a 90 anos. Uma obra para ser tocada, imergida e vivida em meio ao cotidiano da comunidade.

Um convite para que cada embarque no autocarro seja também um embarque na poesia do cotidiano destes lugares.
Desejos Urbanos

Fotos dos Abrigos Rodoviários de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João.

-
www.sjr-rsj.pt
#SJRRSJ



Publicado: 2017-01-13
Notícia Publicada no Website do Jornal ' Região de Rio Maior '
Notícia Publicada no Website do Jornal ' Região de Rio Maior '
' www.regiaoderiomaior.pt '

UniArt - S. João da Ribeira, 7 de Janeiro de 2017

Obras UniArt em freguesias do concelho de Rio Maior
FUNDAÇÃO EDP E PRODUÇÕES FIXE PROPORCIONARAM VISITA

Neste sábado, 7/1/2017, artistas da UniArt, convidados e representantes da Fundação EDP fizeram um périplo pelas localidades de S. João da Ribeira, Ribeira de S. João, Assentiz e Vila da Marmeleira, a fim de visitarem as obras aí pintadas e/ou instaladas pelos artistas da Iniciativa UniArt.

No caso do concelho de Rio Maior, a intervenção da UniArt resultou de uma parceria com as Produções Fixe, com sede na Vila da Marmeleira e obteve a imediata adesão das respetivas autarquias locais.

Se nas referidas localidades der com as obras que as fotos ilustram, estará a ver um legado da UniArt. Mas há mais obras artísticas.

As foto incluídas são do jornal Região de Rio Maior.

-
www.sjr-rsj.pt
#SJRRSJ


Publicado: 2017-01-12
Mercado Mensal em S. João da Ribeira

Mercado Mensal em S. João da Ribeira - 14 de Janeiro de 2017

Atenção ! Novo local, junto ao Centro de Dia de S. João da Ribeira.

Uma iniciativa: Freguesia de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João
-
www.sjr-rsj.pt
#SJRRSJ



Publicado: 2017-01-12
Notícia Publicada no Website do Município De Rio Maior

Notícia Publicada no Website do Município De Rio Maior
www.cm-riomaior.pt '

UniArt - S. João da Ribeira, 7 de Janeiro de 2017

O Projeto UniArt foi apresentado no passado sábado, 7 de janeiro, no Centro Cívico de S. João da Ribeira. Um projeto de arte pública promovido pela Fundação EDP que no nosso concelho foi levado a cabo em parceria com a “ Produções Fixe Unipessoal Lda ”, da Vila da Marmeleira , com o apoio da Freguesia de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João e da União de Freguesias de Marmeleira e Assentiz.
A apresentação do UniArt contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Ana Figueiredo, do vereador Augusto Figueiredo, dos presidentes de junta das duas Uniões de Freguesias envolvidas, Leandro Jorge e Amélia Simao, da diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, da responsável pelo Arte Pública da Fundação EDP, Sandra Santos, e de Ana Rita Camará, das “Produções Fixe”, coordenadora do Projeto UniArt no Ribatejo.
Após a cerimónia de apresentação os convidados tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada, de autocarro, às intervenções levadas a cabo pelos artistas UniArt, Alecrim, Desejos Urbanos, Samira e João Seguro, nas quatro aldeias abrangidas pelo Projeto.

-
www.sjr-rsj.pt



Publicado: 2017-01-12
   Ver todas as Notícas »   
Contactos da Junta
Morada: Rua 1º de Maio, Nº. 4
Código Postal: 2040 - 460 São João da Ribeira
Telefone: 243 949 131
Fax: 243 949 131
Email: secretaria@sjr-rsj.pt
Site: www.sjr-rsj.pt
  RSS da Freguesia  A nossa página no Facebook
Horário: 09.00H às 13.00H e das 14.00H às 18.00H

Sede/Secretaria em S. João da Ribeira
Rua 1.º de Maio, N.º 4
2040-460 S. João da Ribeira
Telefone e Fax. 243 949 131
E-mail. secretaria@sjr-rsj.pt
Web. www.sjr-rsj.pt



Delegação/Secretaria em Ribeira de S. João
Largo Luís Calado Vicente
2040-511 Ribeira de S. João 
Telefone e Fax. 243 945 009
E-mail. secretaria@sjr-rsj.pt 
Web. www.sjr-rsj.pt


Notícias
Mercado Mensal
Mercado Mensal
www.sjr-rsj.pt
www.sjr-rsj.pt
Meo Kanal
Meo Kanal
QR Code - Siga-nos!
QR Code - Siga-nos!
Escola de Música de Ribeira de S. João
Escola de Música de Ribeira de S. João
Programa 'Mais Desporto, Mais Saúde'
Programa 'Mais Desporto, Mais Saúde'
Espaço do Cidadão - EM BREVE !
Espaço do Cidadão - EM BREVE !
Tempo
Percurso Pedestre
Ler mais...
Centro Social Paroquial S. João Batista
Ler mais...
WiFi Grátis - Secretaria de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João
WiFi Grátis - Secretaria de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João
Recolha de Resíduos Sólidos
Recolha de Resíduos Sólidos
Mapa Google
Visitas
.::Visitas::.
Hoje: 3
Total: 147588
Início Autarcas Freguesia Informações Notícias Mapa do Portal Contactos
São João da Ribeira, Ribeira de São João © 2014 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por FREGUESIAS.PT
Portal optimizado para resolução de 1024px por 768px