Celebrou-se, no passado dia 10 de Junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Vila Nova da Baronia onde, como tem vindo a ser hábito, se realizou uma arruada pelas ruas da vila com a Banda Filarmónica 1º Torranense, com paragem junto ao Centro Social e Paroquial da Freguesia bem como junto ao Monumento dos Ex-Combatentes da Guerra do Ultramar, a fim de os homenagear.
Foram homenageados, neste dia e um pouco por todo o país, aqueles que, no cumprimento do seu dever, deram o melhor de si e entregaram a própria vida a esta causa. Para celebrar as suas vidas e os seus feitos, foram colocadas coroas de flores junto ao Monumento por parte do Executivo da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal de Alvito, dos Ex-combatentes presentes e dos familiares do soldado paraquedista Custódio dos Santos Coelho.
É de reforçar que este ano assinalámos os 50 anos do 25 de Abril e, por isso, é importante dizer que Portugal, mesmo após a Revolução de 74, por razões meramente politicas, não soube lidar com os milhares de combatentes, omitindo-os, insultando-os e fazendo com que fossem esquecidos.
50 anos depois, tudo parece normalizado porque, no fim de contas, estes combatentes são-nos familiares. Defenderam a Pátria e merecem ser reconhecidos por isso.
Não os podemos nem devemos omitir nem esquecer!