.:: Junta de Freguesia de Calheta de Nesquim ::.
Quinta-Feira, 18.4.2024
Campanha informativo Rede 4G

Tarifa social de eletricidade e ASECE

A tarifa social na eletricidade, é uma tarifa mais baixa praticada pelas empresas de eletricidade, e que permite aos consumidores do serviço elétrico, beneficiar de um preço mais acessivel, aquando do pagamento da fatura da luz.

O desconto é aplicado sobre a potência contratada, e depende também do escalão/nível de potência que cada cliente tem contratado. Ainda dentro dos apoios sociais, existe o desconto ASECE onde os clientes terão direito a um desconto sobre o global da fatura de cerca de 13,8%.

Para usufruir dos mesmos, basta que o solicitante seja titular do contrato de luz, não ter uma potência superior a 4,6 kwh e que seja apenas para uso domético. Além disto, serve para efeitos de atribuição o rendimento anual de cada agregado e/ou ainda se é beneficiário de apoios sociais como rendimento social de inserção, primeiro escalão do abono de familia, pensão social ou invalidez.

O comercializador de luz terá de receber as indicações por parte da seguraça social, que enviará às mesmas, a informação se determinado consumidor tem o direito ao apoio social. Se o consumidor já tem tarifa social aplicada, mas ainda não verifica o desconto ASECE, é uma questão de aguardar, já que após confirmação da segurança social, o desconto é aplicado automáticamente na fatura. É aconselhado confirmar ambos os descontos na fatura, afim de conferir se estão a ser correctamente aplicados na faturação.

Em caso de dúvida, é importante o contacto com o forncedor de eletricidade, seja para solicitar informações ou, no caso de ser elegível e não estar a beneficiar do desconto, solicitar a ativação do mesmo, por telefone ou por através da internet.

Mais informações aqui:

Telecomunicações: A rede 4G chega a 480 freguesias do país

A tecnologia e os avanços no setor das telecomunicações tem sido cada vez mais

evidente em Portugal, dado que já se fala nas comunicações 5G. No entanto, em

muitas àreas do país nem existe ainda a rede 4G, existindo somente rede ADSL.

De forma a contornar a situação, e de modo a melhorar o acesso à internet da maioria,

a ANACOM procedeu a uma revisão à internet disponibilizada pelas três principais

operadoras de telecomunicações no país, e definiu o aumento da velocidade da

internet para 480 freguesias. As alterações incluirão: o acesso aos dados móveis e ao

streaming de vídeo (muito utilizado por quem tem hábito de assitir a filmes em

plataformas próprias).

De forma a dar tempo às operadoras de ajustar os novos “números” de velocidade nas

freguesias onde disponibilizam o serviço, a Autoridade Nacional de comunicações

definiu um prazo de 3 meses para que se possa levar a cabo este leilão de 4G.

Como saber se a minha freguesia vai ter rede 4G?

É normal que os clientes sejam informados das alterações à velocidade da internet,

pelos meios habituais. No entanto, a ANACOM, disponibilizou um documento onde

reflete as 480 freguesias abrangidas pelas novas alterações. O documento pode ser

consultado aqui: Lista das freguesias abrangidas pela chegada da rede 4G

eco
Conselhos do Eco-freguesias e da sua junta de freguesia
Desde dois mil e treze que somos uma eco-freguesia, não abandone os seus resíduos…eles têm valor! Desde o 1º concurso Eco-freguesia que fazemos campanhas de sensibilização para sermos eco-freguesia. Este ano queremos continuar a sê-lo!
Folheto
No âmbito do concurso Ecofreguesia, a Junta de freguesia disponibiliza o folheto "O Ambiente está nas nossas mãos".
Gabinete de Apoio ao Cidadão no horário de atendimento ao público
Casa dos botes
Casa dos Botes - Museu
A Casa dos Botes da Calheta de Nesquim está aberta ao público, permitindo aos visitantes que usufruem deste espaço apreciar as canoas baleeiras, as fotos de antigos baleeiros da freguesia, os troféus arrecadados nas provas desportivas de remo e vela e um
Livro Calheta de Nesquim - Terra de Heróis

Disponível na Casa dos Botes da Calheta de Nesquim, aberta ap público de segunda a sexta feiras.

trilho
Trilhos dos Açores - Pico PRC11PIC - Calheta do Nesquim
O percurso inicia-se no Terreiro, zona central da freguesia, onde se localizam a Igreja, o Polivalente, a Capela do Divino Espírito Santo, parte do Património Baleeiro e o porto de pescas. Seguindo para o nascente, rumo à Feteira, desce-se á Feteira de ba
Sociedade Filarmonica Lira Fraternal Calhetense
A Sociedade Filarmónica Lira Fraternal Calhetense surge em 1888.
Escritor Dias de Melo
José Dias de Melo nasceu na Ca..
HOMENAGEAR DIAS DE MELO
Uma homenagem a Dias de Melo, colocando um busto na sua terra natal, a Calheta de Nesquim, está a ser preparada para se concretizar em 2013.
Lenda da Calheta de Nesquim
No século XVI, numa tempestuosa e escura noite, um barco à deriva, vindo do Brasil, carregado de madeira, naufragou na costa sul do Pico.
Capitao Anselmo Silveira
O Capitão Anselmo, Anselmo Silveira da Silva, nasceu na freguesia da Calheta de Nesquim em 1833.
Orago - São Sebastião
S. Sebastião é o padroeiro desta freguesia comemorando-se a 20 de Janeiro. Inicialmente a sua festa
Junta de Freguesia de Calheta de Nesquim © 2008 Todos os Direitos Reservados