Em 2021, o INE (Instituto Nacional de Estatística) irá estudar a população nacional, tal como em 2011. Este estudo é o resultado da recolha de diversas informações, entre elas: o número de mulheres, homens, crianças, idosos, condições de habitação, etc.
O recenseamento da população e da habitação - CENSOS - requerem, segundo o INE, "o mapeamento de todo o território, a mobilização e formação de um grande número de profissionais, a realização de uma vasta campanha pública, a adesão de toda a população, a recolha de informação individual, a compilação de grandes quantidades de informação e a análise e divulgação de um vastíssimo número de dados.".
A partir de 5 de abril, todos os alojamentos vão receber uma carta com a informação necessária para a resposta aos Censos 2021 (com um código e password únicos) para resposta preferencial através da internet (ou telefone), distribuídas pelos recenseadores. Remonda-se que a população responda com a maior brevidade possível - a partir de 19 de Abril e de preferência até 3 de maio.