.:: Freguesia de Nogueira e Silva Escura ::.
Sexta-Feira, 29.3.2024

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2022

A Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura lança em 2022, pelo segundo ano, o Orçamento Participativo aberto a todos os fregueses com 16 anos de idade ou mais, no propósito de promover a cidadania ativa e consciente e de estabelecer uma articulação ainda mais reforçada entre o órgão autárquico e os habitantes de Nogueira e Silva Escura.

De 01 a 30 de julho, os proponentes, com idade igual ou superior a 16 anos, com isto se querendo envolver os mais jovens desde o primeiro momento, podem apresentar a sua candidatura de acordo com o Regulamento do Orçamento Participativo, por via postal ou por correio eletrónico. A verba atribuída pelo Executivo da Junta para a execução da(s) candidatura(s) vencedora(s), no orçamento de 2022, é de € 3.000,00, um valor particularmente elevado atendendo à média das verbas determinadas em outras freguesias e municípios do país, o que demonstra, uma vez mais, o grande empenho da Junta de Nogueira e Silva Escura nesta iniciativa. Como se lê no preâmbulo do Regulamento, "(a) participação ativa na vida dos órgãos da democracia local por meio do Orçamento Participativo tem também o condão de reforçar a transparência da atividade autárquica, assim como motiva a dinamização e entusiasmo dos fregueses pelo património da freguesia. O exercício de cidadania inerente a cada candidatura, por sua vez, suscita o pensamento crítico construtivo e, um ainda maior ajuste das políticas locais às necessidades da comunidade".

Com isto, a Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura abre mais uma porta para a democracia ao efetivo serviço das pessoas.

A lista provisória de admitidos e excluídos será posteriormente publicada, até dia 31 de agosto, e o calendário dos procedimentos tem como meta a sua conclusão no final de setembro, sendo as candidaturas selecionadas executadas durante nos meses seguintes.

KIT DE MATERNIDADE
Junta de Freguesia oferece Kits de Maternidade aos recém-nascidos de Nogueira e Silva Escura.
Reuniões do Executivo da Junta de Freguesia (a partir de outubro de 2021)
Informação dos dias de Atendimento das Pessoas da Freguesia
LIMPEZA DE TERRENO
ESPAÇO CIDADÃO