.:: Junta de Freguesia de Ferreiras ::.
Sexta-Feira, 26.4.2024

Recenseamento
Dia da Defesa Nacional
Convocação para o Dia da Defesa Nacional (Nascidos a 1994)

O Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, a quem incumbe a defesa militar da República.

Neste dia, cada cidadão é sujeito a acções de formação destinadas a informá-lo sobre:
  • A Defesa Nacional;
  • As missões essenciais das Forças Armadas, a sua organização e os recursos que lhes estão afectos;
  • As formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades de escolha para quem queira prestar serviço efectivo.
A sua comparência é um dever militar para todos os cidadãos portugueses que cumpram 18 anos de idade que ocorre nos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas, de acordo com os editais de convocação.

A comparência ao Dia da Defesa Nacional, ocorre nas datas para as quais os jovens de ambos os sexos, nascidos em 1994, serão notificados através dos editais de convocação, a publicar no concelho e freguesia de residência, podendo igualmente serem consultados através deste sítio.

Consulte aqui o seu nome nos Editais de Convocação ou faça o download do respectivo documento PDF.

Caso experimente dificuldades em encontrar o seu nome do documento PDF, utilize o método de pesquisa online, ou contacte a Direção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar através do número de telefone 808 22 23 24.

Nos referidos editais constam os locais e dias em que os cidadãos devem efetuar a sua apresentação. Para o cumprimento deste dever, serão assegurados os direitos à alimentação e ao transporte, em território nacional, desde a sede de concelho de residência dos jovens até ao Centro de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, bem como o seu regresso.

Aquando da comparência ao Dia da Defesa Nacional, o cidadão deve ser portador de documento de identificação civil (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão).

Importa referir que os cidadãos na reserva de recrutamento ou de disponibilidade devem comunicar a alteração de dados pessoais, nomeadamente no que respeita às habilitações literárias, ao Ministério da Defesa Nacional, pessoalmente, através de carta registada ou correio eletrónico.

Dia da Defesa Nacional

Visite-nos