.:: Freguesia de Santo Amaro ::.
Sexta-Feira, 29.3.2024

Museu da Construção Naval em Santo Amaro

São Roque do Pico , 23 de Outubro de 2014

A ilha do Pico, que é uma das ilhas dos Açores com maior relação com o mar, vai albergar um núcleo museológico dedicado à construção naval artesanal, afirmou o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses, que falava à margem de uma reunião com a Junta de Freguesia de Santo Amaro, localidade que foi ao longo de muito tempo um importante núcleo de construção naval, adiantou que o objetivo do núcleo museológico é "preservar a memória do passado”.

“Essa memória vai ser preservada com a criação de um núcleo museológico em redor da construção naval, num processo que já foi iniciado há algum tempo e que vem sendo conversado entre a Direção Regional da Cultura, o Museu do Pico e, agora também de uma forma formal, a Junta de Freguesia de Santo Amaro”, afirmou.

O projeto, de acordo com o titular da Secretaria Regional da Educação e Cultura, vai agora “entrar numa fase mais célere, na qual começarão a aparecer os resultados, porque, pela primeira vez, vamos ter, no Plano para 2015, uma verba adstrita a este trabalho de recuperação da memória da construção naval”.

GaCS/PB

Inscrições Botes Baleeiros