.:: Junta de Freguesia de Costa da Caparica - Almada ::.
Terça-Feira, 23.4.2024
Junta Assume Novas Competências

Gestão e manutenção de espaços verdes de enquadramento, manutenção, reparação e substituição de mobiliário urbano instalado no espaço público e gestão e manutenção corrente de feiras e mercados municipais. Estas constituem algumas das novas competências da Junta de Freguesia, ao abrigo dos acordos assinados recentemente entre a Câmara Municipal e as juntas do concelho.

No que diz respeito à freguesia da Costa de Caparica, o acordo de execução de competências prevê ainda a recolha regular de monos domésticos e aparas de jardins particulares e a realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e manutenção dos espaços envolventes, que de resto já há haviam sido assumidos pelo actual Executivo.

Na ocasião, o presidente da Junta, José Ricardo Martins, destacou que as competências já haviam sido descentralizadas nas Juntas de freguesia, embora agora “estejamos mais capazes para encarar o futuro” e considerou a lei das novas competências uma “mais valia para o serviço público de proximidade”.

No âmbito destes acordos, a Câmara Municipal de Almada irá transferir, para as Uniões/Junta de Freguesias, os meios financeiros e materiais destinados ao exercício das competências a delegar.

Obras No Centro De Saúde
A Unidade de Saúde Familiar Costa do Mar informa os utentes da Costa de Caparica e Trafaria que durante Janeiro e Fevereiro vão decorrer obras nas suas instalações que irão obrigar a algumas alterações temporárias no atendimento.

Publicado: 2019-06-21
Misericórdia de Almada promove jantar de angariação de fundos

A Santa Casa da Misericórdia de Almada promove sábado, dia 8 de Novembro, um jantar de angarição de fundos a favor da requalificação do Lar Granja Luís Rodrigues.

O jantar tem lugar na Quinta do Miratejo, Monte de Caparica, às 20 horas.

O Lar Granja Luís Rodrigues foi construído há cerca de 50 anos e acolhe 118 idosos.

Informação a Imprensa
Pedido de intervenção inspetiva

Arte Xávega A Caminho De Ser Património Cultural

O pedido de integração da Arte Xávega no inventário do património cultural e imaterial foi ontem aprovada por unanimidade em reunião de câmara.

Este pedido de integração da Arte Xávega, que se pratica na Costa de Caparica, vai agora ser submetido à apreciação da Direcção Geral do Património.

A Arte Xávega está na origem do povoamento da Costa de Caparica na segunda metade do séc. XVIII.

As primeiras comunidades piscatórias da Costa de Caparica transformaram os hábitos de vida, gerando uma realidade cultural própria com especificidades únicas que diferenciam estas comunidades de outras congéneres que igualmente praticam esta arte de pesca noutras zonas do país.

Com esta aprovação foi assim feita justiça a uma das mais antigas e tradicionais artes de pesca do país que resulta de uma luta com muitos anos das gentes da Costa de Caparica, a que o actual Executivo da Junta de Freguesia se associou e apoiou desde a primeira hora.

Edital Eleições

Publicado: 2019-05-03
1 Revisão Orçamento de 2019

Publicado: 2019-04-30
12º Concurso Da Caldeirada À Pescador Cria Dois Novos Prémios

A Junta de Freguesia da Costa de Caparica vai promover, entre 20 de Fevereiro e 20 de Março, a 12ª edição do Concurso da Caldeirada à Pescador, uma iniciativa que se realiza há 32 anos e que constituí o segundo concurso concurso gastronómico mais antigo a nível nacional.

A grande novidade deste ano é a criação de dois novos prémios, além dos já atribuídos em edições anteriores: o PRÉMIO SOBREMESAS e o PRÉMIO SERVIÇO visam distinguir estas duas novas categorias e contribuir para a dinamização do Concurso.

Este evento pretende homenagear a tradição secular da sabedoria dos homens do mar, na sua qualidade de pescadores e de criadores desta iguaria única no país.

Desta forma, pretende-se prepetuar esta tradição, assente na cultura caparicana, como veículo de desenvolvimento económico e turístico.

A exemplo dos últimos anos, o Concurso da Caldeirada à Pescador, vai homenagear uma personalidade da Costa de Caparica que marcou a história desta terra de pescadores. Este ano, o homenageado é Moisés dos Santos José, homem do mar e do fado, que durante décadas contribuíu de forma marcante para a história da cultura da sua terra.

Publicado: 2019-02-20

28 29 30
Junta de Freguesia de Costa da Caparica - Almada © 2009 Todos os Direitos Reservados