Fajão é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 65,70 km² de área e 233 habitantes (2011). Densidade: 3,5 hab/km².
Localização: 40° 08' 57" N 7° 55' 20" O
Foi vila e sede de concelho até 1855. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 713 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Teixeira, Dornelas, Janeiro de Baixo, Unhais-o-Velho e Vidual de Cima. Tinha, em 1849, 3 359 habitantes.
Fajão, uma das dez freguesias do concelho de Pampilhosa da Serra, está situada numa espécie de concha rodeada de montanhas, tendo à esquerda os rochedos de Penalva e o cabeço da Mata, para a direita a Serra da Rocha, à retaguarda a Serra da Amarela e em frente o Picoto de Cebola.
Aldeia de grandes tradições, tem na sua essência o xisto com que são construídas a maior parte das suas habitações. Aldeia da rede "aldeias de xisto", encontra-se em franca recuperação arquitectónica de forma a promover o turismo regional.
Dista cerca de 20 km da aldeia do Piodão, sendo que o alojamento nesta aldeia é de qualidade e a preços simbólicos em relação a esta. Fajão tem também como posse uma aldeia chamada de Castanheira da Serra cheia de grandes e também diversas tradições perto de ceiroquinho. Património
Museu Monsenhor Nunes Pereira - Dispõe de núcleos de etnografia, documentação, pintura e escultura. Exibe a reconstituição de alguns espaços típicos (cozinha, quarto). Tem Sala de Exposições Temporárias. Igreja Paroquial de Fajão - Séc. XVIII (1788). O altar-mor remonta ao século XVII. A Pia Baptismal e as imagens de S.Teotónio, S.Simão e N. Senhora do Rosário (recebidos do templo primitivo), à segunda metade do século XVI. Capelas - Em zona aprazível, à entrada da aldeia de Fajão, erguem-se as capelas de N. Senhora da Guia e de S. Salvador. Antiga Casa da Câmara e Cadeia - Edifício em xisto que alberga hoje uma acolhedora hospedaria.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. |