.:: Junta de Freguesia de Corval - Reguengos de Monsaraz ::..::Junta de Freguesia de Corval - Reguengos de Monsaraz::.
Início
.:: Início ::. .:: Mapa do portal ::. .:: Área Reservada ::. .:: Webmail ::. .:: Adicionar aos Favoritos ::.
Terça-Feira, 24.10.2017
 
Sugestões
Lendas e Tradições
 

 A Freguesia de Corval é muito rica em historias e Lendas das quais destacamos três, duas das quais relacionadas com a Ermida de Nossa Senhora do Rosário e uma relacionada com o Menir dos Namorados- Situado a uns 6 kms a NE de Reguengos de Monsaraz, 500 metros além da povoação de S. Pedro do Corval, a norte da estrada que liga esta povoação da vila medieval  de Monsaraz.

 

Monumento natural de granito em forma de cogumelo, com mais de 2 metros de altura e um chapéu, com cerca de 7 metros de  circunferência.

Este Menir simboliza a fertilidade humana, dado que  a sua estrutura se assemelha ao útero feminino.

Assim, devido a esta analogia nasceram as lendas e tradições do monumento, e que ainda hoje são seguidas religiosamente - o que  se nota bem, visto que o chapéu encontra-se sempre acogulado de pedras soltas que simbolizam casamentos ou amores felizes.

Reza a lenda, que a Rocha dos namorados era o ponto de encontro de dois jovens apaixonados, cujas famílias se odiavam: O pai da jovem já desconfiado da existência dessa relação segui-a e perguntou-lhe o que estava ali a fazer, muito atrapalhada, a jovem disse-lhe que estava a lançar pedras à Rocha para saber quantos anos ainda teria de esperar para se casar. Convidou o seu pai a fazer o mesmo dado que este era viúvo. Para que o seu amado escapasse à ira do seu pai, a  jovem disse-lhe que só daria resultado se ele se colocasse de costas para a Rocha e lançasse as pedras com a mão esquerda, logo a primeira pedra ficou no chapéu da Rocha.

Nesse mesmo ano o senhor casou com uma linda mulher, e a   jovem continuou a namorar o jovem atrás da Rocha.

A Rocha  foi então baptizada com dois nomes: Rocha dos namorados e Pedra do casar.

Manda a Tradição, que na Segunda-feira  de Páscoa, dia em que a população sai para o campo  comer o borrego, junto à Rocha dos namorados; as jovens solteiras devem ir à Rocha e de costas, lançar 3 pedras com a mão esquerda:

 

n se cair no “chapéu” a 1ª pedra é porque casa nesse ano.

n se cair a 2ª pedra, casa no ano seguinte.

n se cair a 3ª pedra casará dentro de 2 anos.

Se não cair nenhuma, terá de esperar pela próxima Segunda-feira de Páscoa.

 

 

 

A Ermida de Nossa do Rosário encontra-se a 2km da povoação de S. Pedro do Corval, a 500 metros a sul da estrada que liga esta povoação à vila de Monsaraz, conta a lenda que começada a construção no monte do Corval que deu o nome à freguesia, todo o trabalho de cada dia feito pelos pedreiros, aparecia no dia seguinte todo destruído e as respectivas ferramentas eram encontradas no lugar onde hoje está construída a Ermida.

Repetiu-se esta cena dias seguidos, resolvendo-se então construi-la no lugar onde hoje está e segundo Crença Popular, S. Pedro desejava. 

         Encontra-se nesta Ermida a imagem de Nossa Senhora do Rosário pela qual o povo de S. Pedro do Corval tem grande devoção e para a Ermida se dirige, sempre que precisa de implorar a protecção da virgem.

Fazia-se na mesma Ermida, todos os anos uma grande festa denominada: “A festa dos Amieiros” há cerca de 500 anos. Tem esta festa a sua lenda que diz “Certo marinheiro da Amieira, freguesia do concelho de Portel do distrito Évora sendo vítima de um naufrágio, no tempo das descobertas marítimas e vendo-se perdido, invocou Nossa Senhora, prometendo oferecer-lhe um terço se salvasse.

Apareceu a Virgem, cujo rosto ele fixou maravilhosamente”. Uma vez a salvo quis pagar a promessa que fizera, mas todas as imagens que via da virgem, nenhuma era a da Senhora que ele tinha visto no mar. Depois de muito procurar, encontrou na Ermida de S. Pedro a imagem da Virgem, que lhe aparecera, podendo assim pagar a sua promessa.

O Rei reinante sabendo do caso, concedeu uma tensa anual para que se fizesse todos os ano  uma festa a nossa “Senhora do Rosário”, a qual ficou denominada “A Festa Dos Amieiros”.

Esta tensa terminou quando foi implantada a República.

 
Notícias
Agenda de Eventos
Radio Corval
Acede a radio Corval
Desporto da Freguesia
Jogos Das Equipas da Freguesia
Ler mais...
A Nossa Tradição
DIA DA DEFESA NACIONAL CONVOCATÓRIA
CONVOCATÓRIA DIA DA DEFESA NACIONAL
Serviço de Água e Saneamento
Mapa Google
Visitas
.::Visitas::.
Hoje: 25
Total: 170706
Início Autarcas Freguesia Informações Notícias Mapa do Portal Contactos
Junta de Freguesia de Corval - Reguengos de Monsaraz © 2009 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por FREGUESIAS.PT
Portal optimizado para resolução de 1024px por 768px