“Noite de Fados”, é uma iniciativa que vem sendo levada a cabo na nossa freguesia pela ACB, iniciativa esta que face ao prestígio que atingiu, alcançou já lugar certo no leque das actividades cíclicas anuais que a colectividade promove.
O jantar, que ocorreu no salão da Junta de Freguesia, no dia 30 de Outubro, teve início às 20H00. Após as apetitosas entradas foi servida a sopa (de legumes) e depois o prato de filetes com arroz amariscado. Além da fruta da época, à sobremesa foi servido bolo-rei com vinho do Porto. Quando todos já estavam satisfeitos, chegou o esperado e desejado “prato especial” – o fado, cantado pela cristalina voz da nossa querida conterrânea Argentina Freire.
À guitarra portuguesa, Ricardo Martins e à viola, Aníbal Vinhas, ambos algarvios, mostraram a sua arte de exímios executantes, fizeram o suporte musical dos fados tão bem cantados pela nossa Argentina Freire.
Executou um reportório diversificado, mas muito interessante, de fados que fazem parte do nosso riquíssimo património, alguns da Amália, outros de Mariza, etc., os quais foram do pleno agrado dos presentes.
Através da sua grande interacção com o público presente, a fadista estreitou distâncias e criou um ambiente propício ao maravilhoso espectáculo que a todos proporcionou.
Se o jantar foi do agrado generalizado dos comensais, o espectáculo de fados foi como que a cereja em cima do bolo.
À saída todos manifestaram uma agradável satisfação por mais esta actividade da ACB que já se tornou bem enraizada na freguesia e concelho, tendo nela participado pessoas de freguesias vizinhas (Monte, Murtosa, Torreira, Pardilhó, Veiros, Avanca e Salreu), o que revela a aceitação que este tipo de espectáculo tem nas pessoas.
Parabéns à Argentina Freire (e seus músicos) e à direcção da ACB por mais esta actividade cultural levada a cabo na nossa freguesia.
Todos ficamos à espera da próxima edição.