Grande parte dos terrenos agrícolas localizados no Poceirão e Formiga, passavam mais de metade do ano totalmente cobertos de água. Este ano, numa concertação de esforços entre a Câmara Municipal da Murtosa, a Junta de Freguesia do Bunheiro e a Junta de Freguesia de Pardilhó, foi feita, nos locais mais críticos, a limpeza da vala que drena estes terrenos e que vai desaguar na Ribeira da Aldeia, na vizinha Freguesia de Pardilhó.
O efeito de tal operação está aos olhos de toda a gente pois, os terrenos são drenados normalmente, verificando-se apenas, nesta altura do ano, alguma retenção naqueles terrenos que constituem a bacia mais baixa dessa vasta e produtiva zona agrícola.
Duas das três travessias dos caminhos rurais aí existentes, que coincidem com a referida regueira do Poceirão, porque se encontravam com as manilhas partidas, foram desfeitas por ocasião da limpeza da levada.
Agora, com a água mais baixa e porque essas passagens estavam a fazer falta aos agricultores, para acesso aos terrenos que agricultam, a Junta de freguesia procedeu à sua reconstrução, não sendo possível ainda executar uma delas, devido à altura de água na regueira, no local.
Achou-se por bem, a pedido de agricultores, efectuar duas novas travessias para condução de água até à regueira, drenando assim os terrenos.
Estamos certos que esta nossa acção vai ser favorável aos nossos agricultores, numa altura em que o sector agrícola atravessa um período de dificuldades.
Pequenas acções podem originar grandes melhorias, como julgamos que serão o caso destas.