A notícia caiu entre nós, como uma estrondosa bomba demolidora.
É certo que o que se ouviu não é nada de oficial. No entanto, a experiência diz-nos que, “não há fumo sem fogo”. Quando estas coisas se começam a ouvir, não duvidamos que existe algo que está a ser preparado ao nível dos órgãos decisores e que depois, quando surge à luz do dia, está tudo feito, nada ou pouco podemos fazer para o evitar.
Nesse sentido, os executivos da Junta de Freguesia do Bunheiro e da Câmara Municipal da Murtosa, depois de abordarem este assunto, entenderam pertinente solicitar uma reunião ao Director do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Baixo Vouga III (Dr. Manuel Sebe), cuja marcação se aguarda.
Logo que possível, daremos conta do resultado desta reunião.
De facto, têm sido elaborados estudos tendentes à preparação da reestruturação do sistema de saúde.
O Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, afirmou recentemente que, de acordo com três estudos publicados sobre o sector da Saúde, “é possível fazer uma poupança na ordem dos 700 a 800 milhões de euros através do combate ao desperdício”. “Pode-se melhorar muito na área da saúde. De facto, o que sucessivamente mostram os diferentes estudos e também a opinião dos profissionais é que há possibilidades concretas de melhoria de combate ao desperdício”, afirmou.
O Dr. Paulo Macedo falou nos avanços da saúde em Portugal nos últimos 30 anos, no entanto, reconhece que “tem uma rede de serviços que não é homogénea em todo o País”, adiantando que há “a necessidade de reestruturar o sistema de saúde”.