O programa teve início com a recepção às entidades (Câmara Municipal da Murtosa, Junta de Freguesia do Bunheiro e Federação do Folclore Português) e aos grupos convidados (Rancho Folclórico “Lavradeiras da Meadela”, de Viana do Castelo e Rancho Folclórico “Ligeirinhas de Antões”, de Pombal), no largo da Junta de Freguesia.
Seguiu-se o almoço comemorativo, com que o grupo anfitrião obsequiou as entidades e grupos convidados.
Depois, todos se dirigiram para a Casa-Museu Custódio Prato, onde decorreu a parte das comemorações destinadas ao público.
O rancho anfitrião e os convidados formaram nas proximidades da Casa-Museu e para lá se dirigiram em desfile, onde os esperavam várias centenas de pessoas.
Uma vez chegados ao recinto, a todos foi possibilitada a recriação da rega tradicional, com uma vaca marinhoa a fazer rodar a nora, acabada de restaurar, marcando assim a inauguração deste equipamento, bem como do caramanchão que cobre o poço. Foi um momento muito significativo que, a uns fez recordar vivências de tempos passados e a outros deu a conhecer a forma como eram regadas as culturas, sobretudo do milho e do feijão.
Colaboraram com o grupo organizador, nesta recriação, alguns amigos, a saber: José Caixeiro (com uma das suas vacas marinhoas), Joaquim Gabizo e António Pinho.
Seguiu-se, na eira, o festival de folclore, com a actuação dos três grupos já referidos, todos eles grupos muito bons, em termos de representatividade folclórica.
Foi uma tarde bem passada, uma tarde diferente, que juntou na Casa-Museu várias centenas de pessoas, as quais se mostraram agradadas com o espectáculo oferecido.
Na assistência estive um grupo de cerca de sessenta espanhóis que estiveram a participar no IX Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, que se realizou na Murtosa nos dias 27, 28 e 29 de Abril.
Pode ler aqui o texto da locução da Recriação da Rega Tradicional, feita por Manuel Soares.
Parabéns aos “Camponeses…”.
