De facto, esta foi já a quarta vez que a ACDM organizou este evento, que pretende incutir o gosto pela preservação destes velocípedes e mostrar o que de melhor existe, entre nós, em termos de pasteleiras.
Quem teve oportunidade de ver este certame, pôde constatar que a bicicleta "pasteleira" é acarinhada entre a nossa gente e que aqueles que possuem alguns dos seus exemplares mais valiosos, os exibe com orgulho.
Embora a grande maioria dos participantes fossem murtoseiros, marcaram presença no evento muita gente de fora da terra, pessoas que, como nós, têm gosto pela preservação da bicicleta antiga.
Desfilaram nas nossas ruas autênticas peças de museu, umas apenas preservadas com toda a sua originalidade, outras restauradas (pintadas e cromadas) procurando mante-las o mais fiéis possível.
O certame constou de um passeio por algumas ruas e praças do Município da Murtosa, por um concurso da bicicleta mais original, da bicicleta melhor restaurada e do melhor traje masculino e feminino, tendo em conta a época a que as bicicletas respectivas se reportavam, com três prémios para cada uma das modalidades apresentadas.
Um dos grupos da nossa freguesia, precisamente aquele a que se refere a fotografia junta, trouxe para o Bunheiro os dois primeiros prémios relativos ao traje masculino e também os dois primeiros de traje feminino.