De acordo com o seu plano de actividades, o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” levou a efeito ontem, sábado, dia 23 de Junho, o tradicional Arraial dos Santos Populares, no recinto da Casa Museu Custódio Prato.
Esta iniciativa tem por objectivo a angariação de fundos para que o grupo possa fazer face aos encargos que advêm de outras das suas actividades e, ao mesmo tempo, proporcionar à comunidade momentos de agradável convívio, uma noite diferente de franca camaradagem e animação.
As portas do recinto foram abertas às 20H00, sendo que, alguns dos participantes já se encontravam à porta quase duas horas antes, para que pudessem escolher as mesas e lugares pretendidas.
Como habitualmente, foram servidos aos convivas as entradas (moelas, chouriça assada, orelheira, etc.) mais tarde as sardinhas assadas e depois as fêveras de porco, não tendo faltado o caldo verde e acompanhamentos (saladas diversas, arroz e batata frita). Depois a sobremesa (fruta variada da época, aletria e leite creme), o café e os digestivos (bagaço, aguardente velha, licor, brandy, whisky, etc).
As bebidas foram também ao gosto do freguês. Desde águas, sumos, coca-cola, cerveja, vinho branco e vinho tinto (do pipo).
Neste arraial, tudo o atrás descrito foi à descrição do participante.
Cerca das 23H00 deu-se início à animação, com música gravada, a qual durou até depois da 1H30 da madrugada.
Participaram neste evento, perto de duzentas e cinquenta pessoas, não contando com os cerca de cinquenta elementos do grupo organizador, que no mesmo desempenharam funções operacionais.
Não há dúvida que esta é uma organização que mobiliza muitas pessoas, a maioria das quais, para além de viram usufruir de uma noite diferente, têm consciência que é também uma forma de ajudar o grupo, no valioso trabalho que vem desenvolvendo na defesa e divulgação do nosso património cultural e etnográfico.
Parabéns pela excelente iniciativa.




