A cozedura de pão em forno tradicional a lenha, a confeção dos afamados rojões à lavrador, a feitura de rodilhas ou as boas práticas de actividade física são as primeiras propostas do projeto, que pretende demonstrar que não há limite de idade para vivenciar novas experiências, trocar conhecimentos, renovar habilidades e participar ativamente na sociedade.
As sugestivamente chamadas “OficinaRIAs”, são ações informais de formação, que versam temáticas seleccionadas com base na história, tradições e costumes locais, com forte ligação à matriz social e cultural da Murtosa e da Região de Aveiro, procurando que do intercâmbio entre as diferentes gerações possa resultar um enriquecimento mútuo e um fortalecimento do sentimento de pertença e de identidade. Desta forma, tanto formadores como formandos podem ser jovens, adultos ou idosos.
As “OficinaRIAs” decorrerão das 10h às 12h e terão a seguinte calendarização:
2 Março
OficinaRia do pão cozido no forno tradicional a lenha
Formadora: Isabel Lopes
Local:Casa Museu Custódio Prato, no Bunheiro;
16 Março OficinaRia dos rojões
Formador: António Amador
Local: Casa Museu Custódio Prato, no Bunheiro;
23 Março
OficinaRia da importância da atividade física
Formador: Paulo Vidal
Parque Municipal da Saldida;
13 Abril
OficinaRia das rodilhas
Formadora: Domingas Figueiredo
Local: Casa Museu Custódio Prato, no Bunheiro
A participação nas “OficinaRIAs” é totalmente gratuíta e aberta a formandos de todas as idades. As inscrições são limitadas. Os interessados podem inscrever-se, até à quarta-feira anterior à “OficinaRIA”, respectiva, na Câmara Municipal da Murtosa, na Junta de Freguesia do Bunheiro, pelo telefone 963 952 695 ou pelo e-mail oficinarias@gmail.com.
O projeto “OficinaRIA” é promovido pela Câmara Municipal da Murtosa, em parceria com o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, Agrupamento de Escolas da Murtosa e Universidade de Aveiro, através da Dra. Inês Rodrigues, Técnica Superior de Serviço Social, no âmbito do seu mestrado em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária.