Para além do Sr. João Ruela, a cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Eng. Joaquim Baptista, do Vice-Presidente da Associação de Atletismo de Aveiro, Sr. Mário Cordeiro, do Vice-Presidente da Associação Cultural Bunheirense, Sr. António Miguel Pinho, do Vice-Presidente da Câmara, Eng. Januário Cunha, dos Vereadores Eng. Daniel Bastos, Dr. Francisco Pereira, Dra. Arminda Tavares e Prof. Emília Carrabau, dos Presidentes das Juntas do Bunheiro, Monte, Murtosa e Torreira, respetivamente, Enfª Isabel Lopes, Sr. João Cunha, Sr. José Morais e Sra. Lucinda Barbosa, representantes de associações locais e dezenas de atletas de vários clube do distrito de Aveiro.
Perante um homenageado visivelmente emocionado, o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Baptista, agradeceu a presença de todos, tendo traçado o perfil do Sr. João Ruela, enaltecendo o seu intenso e continuado trabalho, ao longo de décadas, na formação desportiva de gerações de jovens atletas Murtoseiros, função que sempre desempenhou de forma desinteressada e abnegada, razão pela qual a decisão de dar o seu nome ao novo equipamento desportivo se reveste da mais elementar justiça, tendo também o caráter simbólico do reconhecimento público a todos aqueles que, à semelhança do homenageado dedicam parte da sua vida ao serviço da comunidade.
Aproveitou ainda o momento para publicamente reconhecer o mérito da Associação Cultural Bunheirense pelo facto de dedicar parte da sua ação à promoção e divulgação do desporto, com enfoque particular no atletismo. Referiu, ainda, que as vontades políticas só são materializáveis e consequentes com o envolvimento ativo dos cidadãos e com a reconhecida vitalidade associativa.
Afirmou que a construção da pista “fora de muros”, configurava, de certa forma, uma provocação positiva à comunidade, pois a infraestrutura desportiva foi concebida para estar ao serviço dos Murtoseiros, não apenas para a competição como também, e principalmente, para a prática desportiva do cidadão comum.
De seguida, o Vice-Presidente da Associação de Atletismo de Aveiro, Sr. Mário Cordeiro, manifestou a sua satisfação pela merecida ação de reconhecimento do trabalho do Sr. João Ruela, agradecendo à Câmara Municipal a iniciativa de dotar o Concelho da Murtosa e a Região de Aveiro de mais um equipamento desportivo de grande qualidade.
Por último, o ex-atleta Murtoseiro Pedro Cirne, que foi treinado pelo Sr. João Ruela e representou Portugal em competições internacionais, deu o seu testemunho pessoal, afirmando a sua gratidão ao homenageado por este o ter ajudado a crescer, como atleta e como homem.
O Presidente da Câmara Municipal chamou, depois, o Sr. João Ruela, o Sr. António Miguel Pinho, o ex-atleta Pedro Cirne e o atleta António Brandão, também ele formado pelo Sr. João Ruela, um dos melhores velocistas Portugueses da atualidade, para, com ele, descerrarem, simbolicamente, a placa evocativa da inauguração.

Fotos cedidas por Mariana Esteves
Depois da cerimónia, iniciou-se o 1º Torneio João Ruela, que juntou dezenas de atletas de clubes do distrito de Aveiro, destinado aos escalões de benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos, com provas de 50, 60, 80 e 100 metros planos, salto em comprimento e triplo salto.
Texto extraído da página do Município da Murtosa