Tradicionalmente, na paróquia de S. Mateus é vivida a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Desde há muitos anos que a própria quaresma, tem na paróquia do Bunheiro, alguns momentos de introspeção, renovação, vivência e oração preparando a comunidade para a Páscoa.
Na passada 6ª feira 11 de abril o grupo de jovens "Bunhos" da paróquia de S. Mateus encenaram, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, a Via Sacra retratando os passos de Jesus a caminho do Calvário.
Durante muitos anos esta Via Sacra interpretada pelos Jovens tem sido realizada ora na rua (Avenida S. Mateus), ora na própria igreja, ora no salão da junta de freguesia.
As procissões do Sr. dos Passos e da Senhora da Soledade, bem como, as Orações das Vésperas, a Celebração Penitencial e as confissões, são manifestações cristãs que na paróquia do Bunheiro ainda se mantêm vivas e participadas.
Os cristãos têm nesta Semana Santa o centro de toda a sua fé. É sem dúvida o ponto alto de quem vive Deus, Jesus Cristo na sua vida. O cristão renova a fé, fortalece o espírito e alimenta-se do "Corpo e Sangue de Cristo" participando nas cerimónias pascais.
As cerimónias da Semana Santa, sábado e domingo de Páscoa na Paróquia de S. Mateus, têm a seguinte programação:
5ª-feira Santa 17/04:
21h00 - Missa Vespertina da Ceia do Senhor (Última Ceia com lava-pés).
6ª-feira Santa 18/04:
9h30 – Saída das Procissões com o andor do Senhor dos Passos (da Capela de S. Silvestre) e com o andor da Senhora da Soledade (da Capela de S. Francisco).
10h00 – Sermão do Encontro (no largo da Junta de Freguesia)
15h00 – Oração das Vésperas (igreja S. Mateus)
21h00 – Celebração da Paixão do Senhor (com adoração da cruz, por famílias).
Sábado Santo 19/04:
21h00 – Vigília Pascal (“Lucernário”, Liturgia da palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística)
Domingo Páscoa 20/04:
8h00 – Eucaristia do Domingo de Páscoa
9h00 – Envio (das 20 equipas que vão fazer a Visita Pascal na Paróquia)
13h00 – Procissão da Ressurreição, da Capela de S. Gonçalo até à Igreja (participarão os grupos da Visita Pascal e todo o povo cristão que se queira associar).