Completam-se 40 anos do 25 de Abril de 1974, revolução que pôs fim aos 38 anos de ditadura em Portugal. Não tendo a Junta de Freguesia do Bunheiro, preparado um evento que assinalasse este aniversário, não quer deixar passar em branco o espírito que presidiu aos Capitães de Abril e que os levaram a realizar esta revolução.
Contudo não faltam comemorações ou eventos para assinalar esta data. Talvez por a televisão ser o meio mais eficaz para divulgar, informar, mostrar este acontecimento, aqui deixamos uma notícia extraída da net com uma recolha de trabalhos, filmes, reportagens que alguns canais televisivos têm vindo a mostrar e vão continuar a mostrar nos próximos dias nas suas programações.
Somos hoje o que somos, para o bem ou para o mal, cidadãos livres. Uma democracia madura (40 anos) mas que também depende de cada um de nós, melhorá-la para o bem de nós próprios e de todo o país. "O povo é quem mais ordena..." e assim é desde há 40 anos, pois o governo é eleito livremente por cada um de nós.
" A RTP apostou numa “vaga de fundo”, segundo o diretor-geral Luís Marinho, a SIC desenvolveu iniciativas de carácter editorial que conhecem maior fôlego desde ontem, e a TVI - ainda sem oficialmente apresentar a sua grelha - está a apostar em debates no canal de notícias: a TVI 24 fez ontem uma emissão especial sobre o poder local, com emissão a partir do MUDE, e terá hoje outro debate, às 23h, conduzido por Paulo Magalhães, sobre democracia e liberdade.
Nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, a estação pública vai ocupar grande parte da sua grelha com programação dedicada ao tema. De 21 a 25 de Abril transmite a mini série 'Mulheres de Abril', realizada por Henrique Oliveira, e que conta no elenco com Ana Bustorff, Anabela Teixeira, Mariana Monteiro e Lourdes Norberto.
Na noite de 24 irá apresentar em direto, a partir de Grândola, o concerto com direção de orquestra de Rui Massena e onde serão interpretadas as canções emblemáticas da Revolução dos Cravos.
Nos dias 24 e 25, a Informação da RTP estará fora de portas. No dia 24, o Portugal em Direto é feito a partir de Grândola e, no dia 25, é a vez do Jornal da Tarde assentar arraiais na emblemática vila alentejana . O Telejornal será já em Lisboa, mas não nos estúdios. Vai ser emitido a partir de uma fragata da marinha, no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço.
Desde 1 de Abril e até 1 de Maio a RTP transmite um total de 23 médias reportagens, sob o tema 'E Depois de Abril', e que, recorrendo a imagens do seu arquivo, traça a evolução do país nos últimos 40 anos.
Documentários na RTP2
Ao longo de todo o dia 25, na RTP1, sempre à hora certa, será feita a reconstituição dos acontecimentos históricos de há 40 anos, através dos olhos de um grupo de jovens que visitam os lugares marcantes daquele dia.
Na próxima semana, de 22 a 27, a RTP2 apresenta seis documentários - três sobre figuras marcantes e três sobre consequências da Revolução. O primeiro será sobre o médico e político João Pedro Miller Guerra, realizado pelo seu neto, João Miller Guerra.
A 23, passa 'O Império e os Românticos Armados' sobre as várias ações de luta que chamaram a atenção do mundo para o regime ditatorial português -do assalto ao Santa Maria, em 1961, às ações da LUAR e da ARA. Dia 24 passa 'Capitão Desconhecido', sobre os anónimos do Movimento dos Capitães que arriscaram a vida.
Dia 25, às 21h50, é a vez de 'Primeiras Entre Iguais', um testemunho sobre o papel das quatro primeiras damas da democracia.
Dia 26, com realização de Paulo Seabra e produção da Galeria Zé dos Bois é exibido 'Estética Propaganda e Utopia no Portugal do 25 de Abril', sobre as várias formas e estéticas de propaganda que nasceram com a revolução. Dia 27, a série conclui-se com 'Terra da Fraternidade'.
O concerto produzido pela Assembleia da República e conduzido por Gabriela Canavilhas, 'Zeca Afonso em Tons de Abril', irá ser transmitido na RTP2, às 14h00, no dia 25 de Abril.
A SIC tem vindo a apresentar, desde o dia 5, a rubrica 'Mural da Liberdade' no Jornal da Noite de sábado, uma iniciativa conjunta com o Expresso. E desde ontem, e até dia 25, a SIC Notícias tem em antena reportagens sobre as mudanças mais significativas desde 1974 até aos nossos dias. Haverá uma emissão especial no dia 25, onde são acompanhadas as comemorações por todo o país e recordados os principais momentos da revolução.
O TV Cine2 apresentará, ao longo do dia, sete filmes com a Revolução em pano de fundo, incluindo a 'Balada da Praia dos Cães', de José Fonseca e Costa."
Texto de Telma Miguel para agência SOL