O r. f. "Os Camponeses da Beira Ria", completam este ano de 2014 - 35 anos de existência. Para assinalar o 35º aniversário, a direção organizou o 4º Bike Paper com partida e chegada à Casa Museu Custódio Prato das 14 equipas inscritas, depois de terem percorrido algumas ruas do Bunheiro.
No passado domingo 27 de abril, mais de uma centena de pessoas aceitaram o convite e cantaram os parabéns ao grupo, na eira da Casa Museu, numa tarde solheira, onde o convívio foi sem dúvida muito positivo e saudável. Para isso contribuíram as 14 equipas (de aproximadamente 6 elementos cada) que participaram no 4º Bike Paper. Entre perguntas de cultura geral, factos, história do rancho, da casa museu, do Bunheiro e da Murtosa e provas de agilidade e perícia, as equipas foram chegando ao museu para o apuramento e classificação das mesmas, onde se notou um grande "fair-play" e boa disposição entre os presentes num encontro inter-geracional, tendo à disposição um simples lanche preparado pelo rancho, onde não faltou o bolo de aniversário e espumante.
Este dia começou pelas 11h, onde foram chegando os elementos do rancho com um almoço confecionado por cada um e partilhado, num ambiente de alegria e boa disposição.
No sábado anterior, 26 de abril, o rancho participou na missa vespertina das 21h na Igreja de S. Mateus. Missa de Ação de Graças pelos 35 anos ao serviço voluntário e dedicado na preservação das danças, cantares, usos e costumes dos antepassados do Bunheiro e Murtosa.
A Casa Museu Custódio Prato, que no ano de 2013 sofreu obras de reparação do Pátio e na Cobertura das Salas de Exposição a Norte deste mesmo Pátio, no alinhamento da Rua dos Passadouros, foi também, recentemente, alvo de conservação do revestimento das paredes exteriores das salas de exposição (Casas de Banho, Ferreiro, Carpinteiro, Sapateiro, Alfaiate, Barbeiro, Loja/taberna, Pátio, Receção, Adega e as 2 Casas dos Carros), respetiva pintura, substituição do Pátio principal velho e muito degradado por um novo e pintura dos 2 pátios existentes.
Parabéns ao grupo pelos seus 35 anos de vida! Parabéns a todos os elementos que o constituem e pelo trabalho contínuo de preservação da cultura, usos e costumes dos bunheirenses, que se pode encontrar e visitar na Casa Museu Custódio Prato!