À imagem do que acontece em muitos concelhos do país, também agora a Murtosa comemora este dia, ficando assim para a história do nosso concelho, o domingo passado 18 de Maio de 2014 como a 1ª vez em que os nossos bombeiros, direção e órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e ainda o executivo camarário na pessoa do Sr. Presidente Engº Joaquim Batista comemoraram este dia.
O objetivo é homenagear e reconhecer publicamente o trabalho dos Soldados da Paz, homens e mulheres que sob o lema "Vida Por Vida" cuidam da segurança, da proteção, do bem-estar da população murtoseira salvaguardando sempre que possível os seus bens materiais e naturais estando sempre presentes e disponíveis nas situações adversas.
A população do concelho da Murtosa tem vindo cada vez mais a reconhecer o trabalho dedicado e profissional que os bombeiros desempenham, manifestando o seu apreço e a sua gratidão por aqueles que lhes prestam auxílio em momentos de aflição.
Também, a Câmara da Murtosa quis ao instituir o Dia Municipal do Bombeiro a 18 de Maio, agradecer este mesmo serviço e revelou que está a ser preparado um regulamento que traga ao bombeiro e família contrapartidas/benefícios, pelas horas que disponibilizam voluntariamente ao serviço do próximo e bem estar da população.

A comemoração deste dia decorreu conforme o seguinte programa:
9h - Formatura Geral e Hasteamento das Bandeiras (quartel)
9h15 - Sessão Solene (quartel)
10h30 - Atividades Desportivas (Marítimo e percursos da cicloria)
12h30 - Almoço convívio (quartel)
Durante a sessão solene, na presença da Escola de Infantes e Cadetes, dos bombeiros, familiares e órgão sociais desta instituição verificou-se pelas intervenções do senhor comandante Eng.º Daniel Bastos, do senhor presidente da direção da AHBVM Dr. João Cruz e do senhor presidente da CMM Eng.º Joaquim Baptista, que os pontos de vista que até há bem pouco tempo se mostravam divergentes, parecem estarem finalmente no bom caminho, direcionados para o mesmo lado, conforme se verificou pela abertura, pela sinceridade e a boa disposição manifestada nas palavras proferidas pelos intervenientes.

Durante esta sessão e como tem vindo a ser usual sempre que se justifique, alguns bombeiros foram condecorados pelos serviços de trabalho efetivo voluntário prestados durante 5, 10, 15, 25 ou 35 anos:
1 bombeiro (35 anos de serviço)
2 bombeiro (25 anos de serviço)
1 bombeiro (15 anos de serviço)
2 bombeiro (10 anos de serviço)
8 bombeiro (5 anos de serviço)

As atividades desportivas escolhidas foram um jogo de futebol 11 no Estádio Municipal da Murtosa (Marítimo) entre uma equipa formada por bombeiros e bombeiras da Murtosa e outra equipa convidada dos Bombeiros de Ovar e ainda um passeio de bicicleta. Os bombeiros dividiram-se assim por estas 2 atividades tendo ainda um 3º grupo de bombeiros assegurado os habituais serviços de socorro (piquete) e também a logística e confeção do almoço.
O executivo da Junta de Freguesia do Bunheiro agradece também, desta forma, o empenho e disponibilidade dos nossos bombeiros e bombeiras! Para todos uma palavra de reconhecimento e gratidão!