

No dia da mulher, 8 de março, o Executivo da Junta visitou uma fábrica numa iniciativa que se repetirá nos anos seguintes, rodando ano a ano pelas fábricas existentes nesta União de Freguesias. Esta iniciativa visou assinalar a origem deste dia no que diz respeito aos direitos sociais conquistados ao longo dos anos e para a necessidade de continuar a dignificar o trabalho da mulher. Foram oferecidas a todas as mulheres, rosas e um postal com um poema que enaltece a mulher nas suas qualidades e vida multifacetada.
O dia 9 de março, foi marcado por mais uma colheita de sangue pelo Intituto Português do Sangue, que decorreu no edifício da Junta em Nogueira, sendo mais uma vez a mulher a destacar-se pela forte adesão.
No dia 10 de março, as ruas, caminhos, montes e campos, encheram-se de colorido, vida e alegria, numa caminhada que tendo iniciado no Parque Urbano Dr. Fernando Fonseca, em Silvares, passou também por Alvarenga, Nogueira e Pias, as 4 freguesias desta União de Freguesias.
Com uma adesão recorde de mais de 600 pessoas, esta caminhada celebrou o dia da mulher numa iniciativa solidária para com a Liga Portuguesa contra o cancro, tendo sido angariados mais de 1 800,00€. Esta iniciativa da Junta, organizada em menos de 10 dias, contou com o apoio, também solidário em donativos e na recolha de inscrições, de 4 empreas de Lousada: Casa dos Óciulos, Jasmim, Cooperativa Agricola de Lousada e Padaria Central. Tivemos também a sempre disponíve e generosa colaboração do Lousada BTT na marcação do percurso, corte de vias e acompanhamento da caminhada. Um obrigado também à Casa dos óculos pelo som e à Luciana Campos e Vera Silva pela animação e aquecimento incial.
A todos os participantes, um agradecimento especial pela adesão solidária em massa, e a promessa de repetir iniciativas como esta, muito brevemente, ficando o desafio de no próximo ano duplicar o número de participantes. Um pedido de desculpa aos que não puderam receber, no dia, o seu kit, sendo que o poderão levantar entre o dia 13 e 23 de março, no JASMIM.