Cerca de duas dezenas de pequenos produtores do concelho, donos de pequenas hortas e quintais de cultivo para consumo próprio, vão poder passar a vender no mercado municipal de Moimenta da Beira, quinzenalmente, aos sábados de manhã, a partir de 26 de Março, todos esses produtos de lavoura caseira. Tudo a preços convidativos para o consumidor. A iniciativa é da autarquia e é inédita na região.
Vai chamar-se a "Feirinha da Terra" e pretende estimular o pequeno negócio de venda directa, uma forma de ajudar produtores primários e as suas famílias, e também os consumidores, por adquirirem produtos directos da hortinha, a bons preços.
No espaço da feirinha, além do melhor que a terra produz em horto frutícola, haverá ainda para venda: mel, ovos, frangos e coelhos vivos.
E enquanto a feira decorrer, das 9 às 12 horas, tocadores de concertina e cantadores de música de cariz tradicional animarão o ambiente do mercado municipal. "Queremos que haja cor e alegria", explica o presidente da edilidade, José Eduardo Ferreira.
No fim do evento, os consumidores que se inscreveram, podem ainda ganhar o valor total das compras que fizeram. Um sorteio dos talões de compra apurará o vencedor do dia.