.:: Junta de Freguesia de Sagres ::.
Terça-Feira, 19.3.2024

Recenseamento
Dia da Defesa Nacional
Turistas descobrem mais um tesouro no Algarve

Todos confirmam que o Algarve é uma região cheia de encanto e que, de lés a lés se escondem magníficos tesouros à espera de ser descobertos.

Em tempo ainda de verão, o local de romaria no Barlavento é o Farol do Cabo de São Vicente, em Sagres.

Este local mágico tornou-se no ponto de encontro quase diário de muitos turistas que não dispensam um pôr-do-sol único e envolvente com uma natureza "gélida", mas acolhedora ao mesmo tempo.

O presidente da Junta de Freguesia de Sagres, Luís Miguel Paixão confirma que o Cabo de São Vicente tem tido um acréscimo significativo de turistas e "é, cada vez mais, um dos locais preferidos para ver o pôr-do-sol no Algarve, chegando-se a formar filas de vários quilómetros de veículos nas estradas de acesso ao farol".

A procura "não acontece só nos meses de verão", uma vez que, segundo Luís Paixão "é nos meses de outubro e de novembro que o astro-rei proporciona imagens mais deslumbrantes, devido à sua cor de fogo".

Nas imediações do Farol do Cabo de São Vicente, os dois parques de estacionamento existentes "já não têm capacidade para acolherem o elevado número de veículos", que acabam por ficar aparcados ao longo da estrada que dá acesso à Fortaleza de São Vicente.

Luís Miguel Paixão, realçou a necessidade de encarar este local como um forte potencial turístico. O autarca de Sagres salienta a importância de se implementar infraestruturas de apoio, entre as quais miradouros, o aumento e ordenamento do estacionamento e a instalação de sanitários públicos para melhor acolher os visitantes que se deslocam a um dos locais privilegiados do Algarve.

Tratando-se de uma área cada vez mais procurada por nacionais e estrangeiros, o presidente da Junta de Freguesia de Sagres acredita merecer um olhar diferente por parte da autarquia de Vila do Bispo e do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O Farol de onde se vê o pôr-do-sol "mais espetacular do mundo" e de onde se captam as imagens mais fantásticas do sol no Oceano Atlântico foi mandado construir por D. Maria II.

Também conhecido como Farol de D. Fernando, o Farol do Cabo de São Vicente remonta a Outubro de 1846, ano em que entrou em pleno funcionamento.

Era iluminado a azeite e o carácter da luz era de dois clarões de dois segundos a cada dois minutos de período, sendo que o alcance luminoso rondava as seis milhas náuticas.

O Farol passou por diversas transformações e ajustes aos vários períodos históricos, sendo que, o local que hoje se considera como emblemático, já esteve quase na ruína.

Em 1897, devido ao estado precário do farol e do pouco rendimento da sua luz, iniciaram-se os trabalhos de remodelação. As obras duraram 11 anos e em 1908 o farol começou a trabalhar com um novo aparelho, hiper-radiante.

Em 1914 foi instalado um sinal sonoro e em 1926 foram instalados motores-geradores para permitir a substituição da lanterna a vapor de petróleo por uma lâmpada eléctrica.

Dadas as exigências da Segunda Guerra Mundial, em 1947 foram-lhe instalados painéis deflectores, tornando-se, assim, num farol aeromarítimo e em 1948 foi ligado à rede pública de energia eléctrica. Um ano depois, foi instalado em rádio farol que funcionou até 2001.

Em 1982 foi automatizado e tornou-se controlador do Farol de Sagres.

Presentemente, o Farol de São Vicente precisa de um novo olhar para ganhar mais expressão e capacidade de acolhimento a todos quantos o valorizam.

Algarve Primeiro

COVID-19: Junta de Sagres aprova Plano de Contingência

Em cumprimento do Despacho n.º 2836-A/2020, que ordena aos empregadores públicos a elaboração de um plano de contingência alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por novo Coronavírus (COVID-19), o Executivo desta Junta de Freguesia aprovou, esta quinta-feira, dia 05 de março, um plano adequado à realidade dos serviços públicos prestados pela Freguesia, para garantir a sua continuidade, em segurança, para os funcionários e utentes.
Pode ler o Plano de Contigência da Freguesia de Sagres
Plano_de_Contingencia_-_COVID_19-_JUNTA_FREGUESIA_DE_SAGRES.pdf