Segunda-Feira, 29.4.2024

Executivo da Junta de Freguesia do Bunheiro e Presidente da Câmara Municipal da Murtosa estabelecem prioridades para o Futuro do Bunheiro

Esta reunião, tal como outras, têm servido para levar até ao conhecimento do Sr. Presidente da Câmara as inquietações, dificuldades e anseios sobre a nossa terra, que vão sendo transmitidos pela população à Junta do Bunheiro. Em virtude da pouca capacidade orçamental da junta, o executivo vai pugnando junto da câmara pela resolução e resposta a estas dificuldades e anseios. É certo que algumas vão sendo tratadas, com alguma lentidão, pois não dependem só do zelo e persistência entre autarquias (junta e câmara) mas também de entidades governamenais,bem como das disponibilidades económicas e das prioridades estabelecidas.

Mais uma vez e nesta reunião, o Sr. Presidente da Câmara deu conhecimento da intenção de se rever brevemente o Plano de Urbanização do Centro do Bunheiro, de forma a reajustar alguns dos espaços inicialmente previstos e que agora, volvidos 10 anos sobre a sua aprovação, se encontram desfazados da realidade atual.

Pretende-se trabalhar/remodelar várias áreas, desde a mobilidade ao edificado, (passeios, ciclovias, perfis de arruamentos, espaços verdes, estacionamento, parque infantil, construção de wc público, etc…) nas envolventes da Igreja, cemitério, fonte de São Gonçalo, lavadouro, área envolvente ao edifício da Junta de Freguesia, ACB/Campo de Jogos, de forma a consciencializar a população para o paradigma de reajustamento do modo como vive e utiliza o centro da freguesia.

A ADRA– Águas da Região de Aveiro também prevê lançar a concurso público durante este Verão de 2017 (julho/agosto) a última fase de construção da rede de saneamento básico na parte norte da Freguesia do Bunheiro que ainda não está servida. Assim sendo,  nas áreas intervencionadas, após a instalação das redes, a Câmara Municipal, à semelhança do que já tinha acontecido na 1ª fase, compromete-se com a execução de obras de requalificação dos arruamentos, nomeadamente pavimentações e águas pluviais onde for possível e exequível, daí não ter avançado mais com as pavimentações integrais (conforme as realizadas em 2012/2013/2016 Rua Vitorino Tavares de Sousa (parte), Rua da Formiga, Travessa da Formiga, Becos da Rua da Formiga, Rua do Limite, Rua das Touregas e Beco das Touregas e mais recentemente na Rua Caminho dos Barreiros, Rua do Chouso e Rua do Facho, entre outras…) que são muito necessárias, mas outras ruas no Bunheiro também necessitam deste tipo de intervenção dado o estado de degradação, limitando-se para já, a tapar buracos para ir remediando uma situação que  se prevê ficar resolvida logo que a ADRA conclua os seus trabalhos.

Outras prioridades como o alargamento e consolidação da 3ª fase da Zona Industrial do Bunheiro e acessibilidades foram também alvo de discussão e preocupação para ambos os executivos e estão a ser trabalhadas apesar do condicionalismo das entidades que têm poder de decisão sobre grande parte do nosso território.